05/10/2012

 .
HOJE NO 
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS/
/DINHEIRO VIVO"

Moody's alerta: resgate português 
pode prolongar-se além de 2013 

Portugal poderá precisar de prolongar o programa de resgate além dos três anos, avança o Financial Times citando a agência Moody's. 

De acordo com a agência, a evolução fraca da economia e a reação pública às medidas de austeridade recentemente anunciadas podem atrasar os planos de Lisboa para recuperar o acesso aos mercados. "O recente surgimento de agitação social" sugeriu aos mercados que a recuperação seria lenta, prevendo a Moody's que a talvez "seja exigida uma ampliação do apoio financeiro" além de setembro de 2013. 

Também a agência de rating Fitch alertou para o possível prolongamento do plano de resgate nacional: numa nota enviada ontem à noite, a agência alertava para o facto de Portugal ir receber nova ajuda financeira da União Europeia ainda antes do regresso aos mercados. 

O programa de resgate financeiro no valor de 78 mil milhões de euros deveria terminar em junho de 2014 mas Portugal deveria recuperar lentamente e regressar aos mercados em setembro do próximo ano. 
Esta semana Vítor Gaspar garantia que as datas seriam cumpridas e que a troika sairia do país até meados de 2014.

* As garantias dadas são falaciosas, Vitor Gaspar desconhece, a não ser que seja bruxo, o comportamento futuro das economias  de Itália, Espanha, Irlanda e Grécia, cujas, tem impacto directo na economia portuguesa. Ele não mente, não engana, nem ludribia mas não cumpriu o défice para este ano e não cumprirá o do próximo, mesmo com a vaga de assaltos fiscais que lidera.


Sem comentários: