08/10/2012

 .
 
HOJE NO
"DESTAK"

Economia
Inserir facturas no IRS terá 
pouco efeito na economia paralela 

Em Julho deste ano, o Governo anunciou a criação de um novo incentivo para que os contribuintes peçam facturas em quatro sectores: oficinas de reparação automóvel, restaurantes, cabeleireiros e hotéis. O Destak procurou saber se esta medida pode realmente ter impacto na economia paralela, que atingiu em 2011 o seu máximo histórico de 25,4% do PIB num total de 43,388 milhões de euros, e a conclusão não é animadora.
O SACO ABENÇOADO

Segundo Luís Damas, autor do livro 'Para Acabar de Vez com a Economia Paralela', este incentivo ajudará em «muito pouco» a reduzir a fuga às facturas, sobretudo porque apenas permitirá «a inclusão de facturas de quatro sectores» e porque «o limite máximo de reembolso de 250€ por agregado familiar é muito difícil de atingir».

O especialista deixa uma solução alternativa para reduzir a economia paralela. «O acréscimo de impostos (IVA, IRS e IRC) que se conseguisse obter pela cooperação entre o Estado e os contribuintes seria dividido a meias entre ambos.» Cada reembolso estaria apenas «limitado pelo total de IRS que cada cidadão ou agregado familiar tivesse pago, tudo isto sem custos adicionais ou qualquer aumento de impostos».

O que tem falhado?
O SACO DOS CONSULADOS,
NOME ATRIBUÍDO POR BARROSO
QUANDO TITULAR DO MNE

A economia paralela tem vindo a aumentar a olhos vistos nas últimas décadas. O principal motivo para esta tendência é «a percepção que o cidadão tem de que os impostos que paga são em grande medida para distribuir por amigos de quem está no poder e não para os colocar ao serviço da sociedade». Luís Damas acredita ainda que «a falta de transparência das leis e a forma como os tribunais (não) funcionam também têm a sua quota parte de culpa neste resultado».

* Mais um xorrilho de asneiras e falsidade dos políticos armados em moralizadores da sociedade. O que são os enormes "sacos azuis" dos partidos senão uma vergonhosa economia paralela,  para que dão este triste exemplo???

.

Sem comentários: