08/10/2012

.
HOJE NO
"CORREIO DA MANHÃ"

Governo recua nos exames do 12.º ano 

O Ministério da Educação e Ciência recuou na questão dos exames nacionais do 12.º ano incidirem já este ano lectivo também sobre matéria do 10.º e 11.º, depois de muitos protestos de professores, alunos e pais. Num esclarecimento publicado esta segunda-feira, o Governo esclarece que a aplicação desta medida será afinal feita “de forma gradual” e só em 2015 se aplicará de forma generalizada. 

Assim, nos exames a realizar em 2013, "apenas serão incluídas as matérias relacionadas com as tratadas no 12.º ano".
Já os exames a realizar em 2014, "terão como objecto de avaliação os conhecimentos relativos aos programas dos 11.º e 12.º anos". Em 2015, os exames passam "a incluir, na íntegra, o programa dos três anos do ensino secundário".
Este esclarecimento foi colocado no site do Gabinete de Avaliação Educacional do MEC.
Em causa estavam os exames às disciplinas trienais: Português (código 639), Matemática A (635), História A (623) e Desenho A (706).
Conforme o CM noticiou nesta segunda-feira, muitos encarregados de educação preparavam-se para recorrer à Justiça, mas com este recuo do Governo o caso deve ficar resolvido.

* Quando este governo tomou posse pensámos sinceramente que Nuno crato seria um governante determinado a reorganizar o sistema de ensino no país, tivemos essa esperança. E como se revela Nuno Crato?... tão mau como os antecessores e frouxo, cede a qualquer pressão, é uma questão de tempo.

.

Sem comentários: