31/10/2012

.
HOJE NO 
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

Investigação 
Computador dá movimentos 
a pessoas com limitações motoras 

 Gabriel Pires, investigador do Instituto de Sistemas e Robótica (ISR) da Universidade de Coimbra (UC), criou um interface cérebro-computador para pessoas com limitações motoras como esclerose lateral amiotrófica, tetraplagias e paralisia cerebral
O projeto que está a ser desenvolvido há cinco anos já tem validação clinica. Financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, "o interface foi validado clinicamente num grupo de portadores de esclerose lateral amiotrófica, seguido no serviço de neurologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, em utentes do Centro de paralisia cerebral de Coimbra (APCC) num homem tetraplégico e num doente de Duchenne com resultados muito positivos", refere um comunicado da universidade.

O sistema, que está a ser desenvolvido há cinco anos, permite uma comunicação baseada apenas em ondas cerebrais e estímulos visuais. Desta forma, o sistema desenvolvido por Gabriel Pires admite restaurar a comunicação, aumentar a mobilidade e o grau de independência dos doentes.

"É uma ferramenta de assistência muito poderosa que, quando entrar no mercado, terá um forte impacto social porque permitirá às pessoas com deficiências motoras muito graves obter mais autonomia. Por exemplo, com a interface cérebro-computador poderão realizar tarefas quotidianas como conversar no Skype, conduzir uma cadeira de rodas, ligar luzes, acionar alarmes via telefone ou ligar a televisão", realçou Gabriel Pires. 

* Massa cinzenta lusitana que falta nos políticos.

Sem comentários: