01/07/2012

SANDRA CARDOSO


  

"Soube-me a pouco"

 “É só futebol”. Poupem-me, por favor, os puritanos que não gostam de bola. Não me venham com paternalismos bacocos. Dispenso, a sério. 

Pois que é verdade que foi mesmo um jogo. E que não jogámos mal. Mas ganhar é melhor que perder, mesmo quando se perde com dignidade e de pé. Seja lá o que isto quer dizer. 

E é óbvio que a nossa dívida não ia diminuir com um passe mágico de Ronaldo, ou Nani, que levasse a bola às malhas da baliza espanhola. Claro que o desemprego não ia decrescer, nem os dramas sociais que o país e a Região vivem iam ser suavizados com aquele golo que não marcámos. 

Mas não me digam que é só futebol e que não vale a pena ficar triste. Que cada um tem direito de se afligir com o que bem quiser. Então não há dramas maiores? Alguém duvida disso? Mas porque raio é quem deixa cair uma lágrima ao ouvir ‘A Portuguesa’, ou quando percebe que o jogo acabou e que não chegámos lá, terá de ser um cidadão menos preocupado e atento que os outros para quem um jogo é apenas um jogo? 

Ter a Europa em peso a torcer pela derrota da Alemanha e a rejubilar com a vitória da Itália (que preconizou a vingança dos PIG) pode ser um exemplo de idiotice pura para muitos. Para outros, contudo, é a maior manifestação de indignados contra a receita da ‘troika’ no velho continente. 

A vida, já canta Sérgio Godinho, é feita de “pequenos nadas”. E nisto cada um tens os seus. Não vem mal nenhum ao Mundo, por isso.Nem ninguém perde QI por gostar de bola e vibrar com ela. Ou querem-me convencer que quem não gosta de bola, por não ter distracções mundanas, está permanentemente focado nas medidas de austeridade que já cá estão e nas que estão por vir? E que não dorme a pensar que ainda não se descobriu a cura do cancro. E que há fome e miséria no Mundo. Pois há. E também gente a ganhar milhões para entreter este povo alienado, para uns, apaixonado, para outros. 

Está bem que foi um jogo. Mas, não me digam que é só futebol. Alguém diz a um filho que chora inconsolado porque teve uma má nota que foi apenas um teste? Ou que foi apenas uma audição para a peça de teatro da escola, onde não foi escolhido? Mesmo que seja. 

A vida é ganhar e perder. É cair e se levantar. Mas, por favor, não me digam – a mim que hoje estou já agarrada a outro pequeno nada que é apenas isso e nada mais - que é só futebol. Pode ser, mas socorrendo-me do Sérgio Godinho outra vez. “Hoje soube-me a pouco”. Amanhã talvez me “saiba a tanto”. 


IN "DIÁRIO DE NOTÍCIAS DA MADEIRA" 
29/06/12 

 .

Sem comentários: