01/07/2012

 .
  HOJE NO
"RECORD"

Dulce Félix: 
«Era a medalha que faltava» 

A portuguesa Ana Dulce Félix conseguiu este domingo em Helsínquia, ao ganhar os 10.000 metros dos Europeus de atletismo de pista, a medalha de ouro que lhe faltava no currículo, depois da prata e do bronze em corta-mato. "Estou muito feliz, é maravilhoso", afirmou, depois de ter dado a volta de honra com a bandeira nacional, salientando: "Era a medalha que faltava. Sabia que havia várias atletas a valer 31 minutos e tal e que poderia lutar com elas por um lugar no pódio, mas daí a ganhar". 
 A atleta minhota do Maratona isolou-se aos 6.800 metros e não mais deixou de ganhar vantagem até uma volta do fim, quando tinha 8,8 segundos de avanço e a prova praticamente ganha. No final, obteve o tempo de 31.44,75, terminando com mais de quatro segundos de vantagem sobre a britânica Jo Pavey (31.49,03), que na parte final ultrapassou a ucraniana Olha Skrypak (31.51,32). "Sabia que tinha de arriscar mais cedo do que elas, pois estou a treinar para a maratona (dos Jogos Olímpicos) e não tenho a mesma velocidade. Tinha decidido atacar por volta dos 7 ou 8 km. 

Correu tudo bem, elas não vieram, melhor", explicou Dulce, que antes de cortar a meta ainda olhou para trás, como que desconfiando de que alguma adversária pudesse estar próxima. Sentia que a vitória estava quase certa e fê-lo mais por precaução: "Sabia que elas vinham aí a uns 50 metros de mim, mas queria ter a certeza. Quando entrei na reta final, pensei que a vitória já não me fugiria, mas nunca se sabe...". Depois, foi a hora de desfrutar da medalha. "É um prémio de muito trabalho, de acreditar na minha treinadora, Sameiro Araújo. E os resultados têm aparecido. Dedico-lhe a vitória e também a todos os portugueses que me apoiaram." A hora era, agora de regozijo. "A volta à pista com a bandeira foi uma grande emoção, que nem sei explicar. E agora irei desfrutar ao máximo da cerimónia do pódio, com o hino nacional". 
 A cerimónia realizou-se no final das provas da jornada, na feira dos campeonatos, local contíguo ao estádio onde foi montado um palco com o pódio e onde se realizaram todas as cerimónias de entrega de medalhas deste Europeu, que este domingo terminou. 


* Esta medalha é o resultado natural do seu trabalho. 

.

Sem comentários: