18/07/2012

 .

HOJE NO
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

África do Sul canta os Parabéns 
a Nelson Mandela 

A África do Sul festeja hoje o 94.º aniversário de Nelson Mandela, ex-líder da luta contra o regime do Apartheid e o primeiro presidente negro do país. O dia começou com estudantes do país a cantarem Parabéns e os sul-africanos são convidados a multiplicar as suas homenagens a Madiba, nome pelo qual é conhecido entre o seu povo o Prémio Nobel da Paz.

Em todas as escolas do país mais de 12 milhões de crianças desejaram um "feliz aniversário" especial, acompanhado de um "adoramos-te tata".
As mensagens de Parabéns a Mandela, que por razões de saúde quase já não faz aparições em público, têm-se também multiplicado. Vindas da África do Sul ou do estrangeiro.

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e a mulher, Michelle, prestaram-lhe homenagem e saudaram a sua "vontade de ferro", a sua "integridade sem falhas" e a sua "humildade".
Na véspera, Bill Clinton, que quando era presidente dos EUA se fez fotografar com Mandela na cela em que este esteve detido na cadeia de Robben Island, visitou a terra natal do líder sul-africano, Qunu. Clinton e Mandela voltaram novamente a ser fotografados juntos.

É aí, na sua terra natal, que Mandela vai festejar, em família, os seus 94 anos. A sua fotografia está hoje em muitos jornais sul-africanos, que veiculam a ideia de que o ex-líder do Congresso Nacional Africano, ANC, está com bom ar e parece estar em boa forma.
Mandela deverá ter no menu de aniversário tripas, um dos seus pratos favoritos, segundo disse a sua neta Ndileka ao jornal The Sowetan.

Nelson Mandela, presidente sul-africano entre 1994 e 1999 depois de ter passado 27 anos preso, a maior parte dos quais na cadeia de Robben Island, tendo-se retirado da vidas pública em 2004.
Atualmente é casado com Graça Machel, ex-primeira dama de Moçambique. 


* O "HOMEM DO SÉCULO XX" sem qualquer dúvida!


.

1 comentário:

fatima.medeiros disse...

É pena que os líderes mundiais não se inspirem neste HOMEM ÚNICO!