18/07/2012

 .

HOJE NO
"CORREIO DA MANHÃ"
 
Cavaco: Empresários portugueses em Moçambique são o "rosto de Portugal" 

O Presidente da República, Cavaco Silva, considerou esta quarta-feira em Maputo os empresários portugueses em Moçambique o "rosto de Portugal" neste país africano, exortando-os a aproveitar as oportunidades que serão geradas pelo "desenvolvimento acelerado". 

Cavaco Silva destacou a importância do sector empresarial português em Moçambique, num encontro com representantes das empresas portuguesas aqui instaladas, no quadro da sua visita ao país, onde vai participar sexta-feira na VIII Cimeira de chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

"Vendo bem os empresários que aqui estão, os representantes das grandes empresas aqui instaladas, são de alguma forma o rosto de Portugal nesta parte de África", disse o chefe de Estado português.
Cavaco Silva pediu aos homens de negócios portugueses que operam em Moçambique para se afirmarem como protagonistas do esforço que Portugal está a empreender para que o país saia da crise em que se encontra.
"Nós queremos que os nossos empresários no estrangeiro projectem a imagem de um país empreender, inovador, que está a fazer um grande esforço para reencontrar a trajectória de aproximação ao nível de desenvolvimento da União Europeia", sublinhou o chefe de Estado português.
Para Cavaco Silva, a aposta em Moçambique é acertada, uma vez que o país vai registar nos próximos anos um desenvolvimento acelerado, impulsionado pela recente descoberta de recursos naturais, nomeadamente gás e carvão.
"Moçambique é uma terra de oportunidades, vai registar nos próximos anos e décadas um desenvolvimento acelerado, é um país bem visto pela comunidade económica internacional e a recente descoberta de recursos naturais projectou o país no domínio económico e financeiro", enfatizou o Presidente português.


* Felizmente que não se auto-intitulou o rosto de Portugal, o país ficaria muito mal na fotografia.


.

Sem comentários: