06/07/2012


 
HOJE NO
"CORREIO DA MANHÃ"

Freeport: 
Luvas exigidas “por ministros” 

Ex-director do projecto do Freeport diz que origem do pedido de suborno partiu de governantes. Saiba tudo no CM. 

 O ex-director de projecto do Freeport que coordenou em Portugal os procedimentos necessários à instalação do outlet em Alcochete, Rick Dattani, admitiu ontem em tribunal que o pedido de luvas para aprovação do empreendimento, em 2001, partiu de políticos. 

Confrontado com um documento com anotações suas após uma conversa com Charles Smith, arguido no caso, Dattani foi convidado pelo juiz a explicar a frase "may have come from the ministers themselves" (pode ter vindo dos próprios ministros). 

Perante isto, o ex-responsável do Freeport explicou que aquela teria sido a explicação dada por Smith para o pedido de dois milhões de libras feito por um escritório de advogados na véspera do segundo chumbo do projecto. "O Albertino [Antunes - advogado] terá dito que a origem do pedido seria os próprios ministros", disse no Tribunal do Barreiro. Dattani reconheceu ter desenhado no papel um esquema em forma de pirâmide onde surgia o nome de três governantes: José Sócrates, então ministro do Ambiente, e Pedro Silva Pereira e Rui Gonçalves, seus secretários de Estado. 

O ex--director de projecto não estabeleceu uma relação directa entre a frase sobre o pedido dos ministros e o organograma. Mas justificou a presença daqueles nomes no papel por serem os responsáveis máximos pelo licenciamento. Entretanto, o procurador do processo, Vítor Pinto, disse que não vai arrolar mais testemunhas, excluindo assim expressamente o depoimento de José Sócrates. 

VIAGEM CUSTOU 1200 EUROS 

A viagem de Rick Dattani entre o Dubai, onde vive actualmente, e Londres, onde foi ouvido por videoconferência, custou ao Estado português cerca de 1200 euros. A inquirição foi pedida pela acusação e, pela importância da testemunha, o juiz autorizou o pagamento da deslocação. A videoconferência não pôde ser feita a partir do Dubai por falta de acordo com aquele emirado. 



* A sujeira continua nos próximos capítulos.

.

Sem comentários: