20/07/2012

.
 

HOJE NO
"O PRIMEIRO DE JANEIRO"

Poupar 105 milhões
 
Movimento deseja que Governo regule empréstimos dos livros escolares e fala em poupança de '105 milhões de euros em três anos'


Criado no verão de 2011, o Movimento pela reutilização dos livros escolares conta já com 60 bancos de recolha e troca gratuita de manuais espalhados pelo País e deseja que o Governo regule rapidamente o empréstimo destes livros. Fundado pelo explicador do Porto Henrique Trigueiros Cunha, em agosto do ano passado, através da rede social Facebook, o Movimento tem como 'único objetivo tornar a reutilização de livros escolares uma prática universal em Portugal'.
SUGESTÃO
 
Pelas contas deste explicador de matemática, se o Governo avançasse com a regulamentação do empréstimo de livros escolares poderia poupar '105 milhões de euros em três anos', 'Como é que num País falido o Estado contínua a gastar milhões de euros por ano com a compra de livros escolares para famílias que recebem apoios da ação social', questionou, lembrando que a realidade portuguesa 'é única na Europa, porque em todos os outros países, a começar pela Noruega, há um sistema formal ou informal que promove a troca de manuais',
'Este é um problema de educação e penso que só um embaraço pode estar a atrasar a regulamentação', do empréstimo dos manuais, disse. Em setembro de 2011, a Assembleia da República recomendou ao Governo a regulamentação para o empréstimo de livros escolares.
CEMITÉRIO DE LIVROS
 
Henrique Cunha referiu que, desde meados de junho, o número de visitas à página do Movimento no Facebook e na internet (reutilizar.org) 'subiu vertiginosamente', considerando que este sinal traduz as preocupações dos encarregados de educação. 


* Os países mais desenvolvidos  conhecem a riqueza porque não esbanjam, um livro não se esgota num ano, neste Portugal de pindéricos governantes, já é velho.


.

Sem comentários: