Pare de fumar...
sem engordar
Alguém que deixa de fumar fica com uma pele luminosa, os dentes mais brancos e uma energia que desconhecia ter. O reverso da medalha é que se arrisca (talvez?) a ganhar peso. Segundo as estatísticas uma mulher aumenta em média 3,8 kg e os homens 2,8 kg, nos dois anos seguintes a deixar de fumar.
Contrariamente ao que se pensa, a alimentação dos ex-fumadores não deve ser restritiva: deve ser leve, equilibrada, e muito variada, para devolver o prazer e acalmar a sensação de fome. Iniciar uma dieta rígida será um acumular de erros. Adicionar uma dificuldade a outra conduz inequivocamente ao caos. Por outro lado, implementar uma estratégia para alterar os seus hábitos alimentares, permite dar a volta à situação.
Deve comer pouco, várias vezes ao dia, de modo a evitar os petiscos entre refeições. Assim que o seu organismo elimine a nicotina, vai-se manifestar um grande desejo de açúcar. Para o satisfazer escolha uma peça de fruta ou alguns frutos secos, uma salada de fruta ou um iogurte com uma colher de chá de mel.
Um pequeno doce aqui, um chocolate ali... Veja quais os alimentos que come em excesso e reduza. Aquilo que ingere deve ser degustado e não engolido à pressa.
Como deixar o (mau) hábito?
Não pense que é mais que óbvio que vai engordar. Pense em si como alguém que não vai engordar mais e não como alguém que tem três dolorosos quilos para perder.
Trabalhe a longo prazo. Uma abstinência é um trabalho árduo e longo e o risco de ganhar peso está sempre vigente. Estabeleça uma meta a long o prazo!
Durante algumas semanas tenha sempre consigo pastilhas elásticas sem açúcar e rebuçados com zero calorias para saborear quando tiver vontade de fumar.
Agarre-se ao salva vidas!
Como, por exemplo, às bebidas light porque fazem face a uma vontade imensa de açúcar. Um copo de coca-cola zero é melhor do que um biscoito de chocolate.
Particularmente útil na hora do antigo hábito, ou seja, do cigarro.
• traga sempre consigo doses de adoçantes (para não ter a desculpa que no café do costume nunca há), pastilhas elásticas sem açúcar e rebuçados enriquecidos com vitamina C, B6 e B12, e rebuçados enriquecidos com magnésio, um poderoso e eficaz anti-stresse. À venda em farmácias.
• escolha alimentos ricos em magnésio, ou tome magnésio em ampolas: para regular as emoções e acalmar.
• ingira alimentos ricos em vitamina C, para fazer face à carência instalada em nicotina, um super dopante.
Um estudo realizado prova que a vitamina C ajuda a lutar contra a dependência do cigarro.
Além de se pensar no que vai para a mesa, também é preciso pensar em exercício físico. Para acalmar pratique Tai-chi, Yoga, dança... mas pratique também um desporto que queime mais calorias: jogging, natação rápida, vá ao ginásio.
Não junte toda a actividade desportiva só ao fim de semana, pois assim retira o seu efeito relaxante.
Se pretende obter informações sobre Nutrição ou outros assuntos relacionados, envie as suas questões para: anapimentaribei-ro@gmail.com
IN "CORREIO DO MINHO"
27/06/12
.
Sem comentários:
Enviar um comentário