08/06/2012

 .

HOJE NO

"PÚBLICO"

Maioria chumba 
baixa do IVA na restauração 

O PSD e o CDS chumbaram esta sexta-feira três projectos da oposição sobre a reposição do IVA na restauração para 13%. 

Na bancada centrista, o deputado Artur Rego anunciou declaração de voto sobre os projectos do PS, PCP e BE. No PSD, Mendes Bota também apresentou declaração de voto em nome dos deputados eleitos pelo círculo do Algarve. 

Durante o debate, PS, PCP e BE argumentaram com a urgência em fazer baixar o IVA do sector pelas consequências desastrosas que se têm feito sentir na economia, designadamente no desemprego. Virgílio Macedo, do PSD, apelidou as propostas de “populistas” e justificou a medida ao aumento do IVA para 23% com a necessidade de cumprir metas estabelecidas pela troika. Ao encerramento de restaurantes denunciado pela oposição, o deputado social-democrata contrapôs que “foram criados outros estabelecimentos”. Já Hélder Amaral, do CDS, afastou-se deste argumento e lembrou que o Governo socialista também aumentou o IVA um ponto percentual em Maio 2010 com a justificação de que era uma medida necessária. O deputado recordou também que o PEC4 proposto pelos socialistas – e cujo chumbo fez cair o Governo de Sócrates – previa o aumento do IVA na restauração para 23 por cento. “Diga lá onde vai buscar a receita?”, perguntou Hélder Amaral, dirigindo-se à deputada do PS Hortense Martins. 

A resposta foi pronta. “Desde logo ao subsídio de desemprego, senhor deputado”, respondeu a socialista. PCP, BE e PEV argumentaram que o aumento do IVA tem contribuído para as falências no sector, o aumento o desemprego e logo uma diminuição das receitas do IVA. “Qual é a parte que os senhores não compreenderam na estupidez da medida? Estou convencida de que compreenderam e o deputado do PSD disse que servia para cumprir o memorando da troika”, afirmou Catarina Martins do BE. 

 * Os deputados dos partidos da oposição não são bonzinhos e estão também ao serviço dos seus interesses de grupo tal como os da maioria, porém às vezes parece que defendem o povo.. 
O deputado orangina Vírgilio Macedo é mais um militante seguidista do caudilho  Miguel Relvas e por conseguinte também mente parecendo que fala verdade. 
O "ilustre" parlamentar que apresente duas listas, a dos restaurantes que fecharam portas e o número de desempregados que o encerramento provocou, e a dos restaurantes que abriram e o número de postos de trabalho que criaram, a falácia tem perna tão curta como a mentira.

.

Sem comentários: