08/06/2012

 ,
 
HOJE NO
"DESTAK"

Crise favorece delito sem arrependimento
 Observatório de Fraudes 

Um especialista do Observatório de Economia e Gestão de Fraudes diz que os portugueses mais afetados pelas medidas de austeridade tendem a achar-se moralmente legitimados para cometerem pequenos delitos económicos. 

É um raciocínio do tipo "sou um injustiçado e, se estou a fazer isto, tenho razões para tal", refere à agência Lusa José António Moreira, um dos membros deste observatório do Porto. 

Dito de outra forma: "O Estado rouba-nos, tira-nos os impostos. Portanto [ao cometer delitos económicos], não estamos a fazer mais do que tentar recuperar uma parte daquilo que nos tiraram". 

* Eis uma maneira ardilosa de "interpretar" o pequeno delito económico. 
Aqui vai a nossa versão: "Os políticos que nos têm governado desbarataram o dinheiro dos impostos, contraíram dívidas para assegurar a boa vida dos amigalhaços da banca e os grandes empresários, não são responsabilizados pelas falcatruas cometidas e a nós cortam reformas, salários, transformam ilicitamente vias-rápidas em auto-estradas para nos assaltarem com pórticos, atiram-nos para a miséria e desemprego, os sacanas também têm de pagar a crise.

.

.

Sem comentários: