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HOJE NO
"O PRIMEIRO DE JANEIRO"
'Prova não valoriza trabalho
de dois anos '
A Sociedade Portuguesa de Matemática criticou, ontem, a prova final do secundário de Matemática Aplicada às Ciências Sociais deste ano, considerando que não valorizou o trabalho de professores e alunos. 'Esta prova não contribui para valorizar e promover o trabalho de qualidade feito por muitos alunos e professores ao longo de dois anos de ensino secundário', sintetizou a SPM num parecer divulgado, no dia de ontem, sobre a prova de terça-feira.
JÁ ESTIVEMOS MAIS LONGE |
A SPM afirmou que 'não é adequado', uma prova deste nível ter perguntas em que só se pede aos alunos para 'transcrever dados para a calculadora sem cometer erros', ou questões que 'podem ser resolvidas por alunos do final do 3º ciclo', Mais de um quarto dos 200 pontos de classificação do exame foram atribuídos a questões em que se pediu aos estudantes 'a aplicação de métodos ou algoritmos descritos na própria prova', acrescentou a Sociedade Portuguesa de Matemática, que rejeita uma 'descrição tão explícita do método de resolução',
A SPM preferiria uma avaliação 'mais consistente', da maneira como os alunos aprenderam 'os conteúdos contemplados no programa', e defende que a prova devia incluir 'uma ou duas questões', que apelassem ao 'raciocínio matemático não completamente elementar',
Pontos do programa como 'probabilidades condicionadas e modelos financeiros', ficaram ausentes da prova enquanto grafos foram 'abordados apenas de forma muito elementar', apontou a Sociedade Portuguesa de Matemática, ainda.
Como ponto positivo, a SPM destaca que a prova cobriu 'razoavelmente os conteúdos lecionados.
* Continuamos no facilitismo que prejudica os alunos, por não saberem o exacto valor dos seus conhecimentos e prejudica o país porque não sabe qual a qualidade de jovens que está a formar.
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