20/06/2012

 .

HOJE NO
"O PRIMEIRO DE JANEIRO"

Consenso 'infeliz' 

O documento final da Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável Rio+20 foi aprovado por consenso, ontem, após seis dias de intensas negociações, mas com a maior parte dos países a saírem insatisfeitos. 'Todos os países já aceitaram o texto final. 

Todos têm infelicidades em algum ponto, mas ninguém quebrou o consenso', anunciou o chefe de comunicação das Nações Unidas no Brasil, Nikhil Chandavarkar. A maior deceção da União Europeia terá sido o fato de o texto final - que será 'promulgado', pelos chefes de Estado e de governo que se reunirão em cimeira entre hoje e sexta-feira - não mencionar a transformação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente numa agência da ONU com poderes alargados. 

O documento menciona apenas a intenção de 'fortalecer', a entidade. Por outro lado, o grupo das 59 maiores cidades do mundo, o C40, anunciou, no Rio de Janeiro, o objetivo de reduzir em 45% as emissões de gases com efeito estufa esperadas até 2030. 

A previsão é de que, se nada for feito, em 2030 essas cidades produzirão 2,3 biliões de toneladas de gases com efeito estufa. Fazem parte do grupo cidades como Nova Iorque, Berlim, Hong Kong, Rio de Janeiro e Shangai. 
 * Os dinossaurios eram muito "mais grandes" não poluíam e também desapareceram, perdemos a consciência que somos uma especie em vias de extinção apesar de termos 3 mil e tal milhões de exemplares. 

.

Sem comentários: