20/06/2012

ALMORRÓIDA AVENTUREIRA

  
Alemã vive sem dinheiro
 há 16 anos 

Heidemarie Schwermer levava uma vida tradicional. Casada e com dois filhos, trabalhava numa clínica de fisioterapia. 
 Mas o fascínio por uma vida sem dinheiro alterou-lhe os hábitos e aos 50 anos decidiu mudar de vida. A ideia não era nova para a alemã. 

Em 1994, criou um grupo de troca de serviços – o ‘Give and Take’. Se alguém precisasse de um serviço de ‘babysitting’, podia dar em troca alimentos ou outro produto qualquer. 

E foi esta ideia que Schwermer quis transportar para o seu dia-a-dia. “Notei que cada vez menos precisava de dinheiro. E então pensei que podia tentar esse estilo de vida durante um ano”, confessa numa entrevista ao‘Business Insider’. De início, vendeu o apartamento e desfez-se de todos os objectos que não cabiam na mala que transporta sempre a seu lado. 

Mas o que deveria ter durado um ano, prolongou-se: “Decidi que não queria voltar à minha antiga vida”. Hoje está há 16 anos a manter este estilo de vida. E não se arrepende: “As pessoas da minha idade gostam de ficar sentadas no jardim das suas casas. Eu prefiro viajar pelo mundo”, diz Schwermer que apesar de ter direito a uma pensão, não utiliza o dinheiro. 
 Mas como é que sobrevive? Já fez um pouco de tudo: tomou conta de casas, fez jardinagem e lavou janelas. Em troca, pede apenas alimentos ou estadias. Consigo transporta apenas as roupas apropriadas à estação. 

Quando o clima muda, oferece as antigas e recebe novas, normalmente dadas por amigos e conhecidos. Está sempre em movimento – nunca fica num local mais de uma semana. 

E em todos os locais dá palestras sobre o seu modo de vida. Os únicos pagamentos em dinheiro que aceita são utilizados para comprar os bilhetes de comboio. Relativamente à comida, percorre os mercados em busca de sobras e produtos que os vendedores já não precisem. 

Mas recusa que lhe chamem sem-abrigo “Não me podem comparar com essas pessoas. Os sem-abrigo não costumam ser convidados a pernoitar em casa de estranhos como eu sou”.


IN "SÁBADO"
19/06/12

.

Sem comentários: