.
HOJE NO
"PÚBLICO"
Quase 700 mil portugueses
têm créditos em atraso
A crise está a arrastar cada vez mais famílias
para uma situação de incumprimento.
No final de Março, havia quase 700 mil portugueses com crédito vencido. O fenómeno estende-se às empresas: mais de um quarto delas deixou de conseguir pagar os empréstimos à banca.
De acordo com os dados da Central de Responsabilidades do Crédito do Banco de Portugal, hoje divulgados, havia 699.129 particulares com crédito vencido no final de Março, o número mais alto desde que a instituição tem registo destes dados, ou seja, desde o início de 2009.
Este número corresponde a 15,3% do total de devedores particulares, o que compara os 14,6% registados no final do ano passado. O incumprimento é particularmente elevado no crédito ao consumo e para outros fins, onde há 635.810 famílias com crédito vencido – o que corresponde a 17% do total.
No crédito à habitação, havia, no final de Março, 148.717 famílias que não conseguiam pagar os seus empréstimos, o que corresponde a 6,1% do total.
Nos empresários em nome individual, esta taxa dispara para 28,5%, o que significa que há 124.221 empresários por conta própria com crédito vencido.
Nas empresas, o cenário também tem vindo a degradar-se. Segundo os dados do Banco de Portugal, no final de Março, 26,1% das empresas tinham crédito em atraso, o que compara com os 24,4% registados no final do ano passado. É o valor mais alto de sempre.
* A miséria a que os governos e a banca conduziram os portugueses.
.
Sem comentários:
Enviar um comentário