07/05/2012

.


HOJE NO
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

Infarmed retira do mercado 
sete medicamentos

 Todos os lotes de sete medicamentos que utilizaram substâncias ativas produzidas numa fábrica na Índia onde o Infarmed detetou falhas quanto às "boas práticas de fabrico" vão ser retirados de circulação, segundo este organismo. 
 Em causa estão dois medicamentos antiepiléticos e anti-convulsionantes e cinco anti-inflamatórios não esteroides, cujos lotes à venda em Portugal não podem ser comercializados. Ao todo são 22 lotes de Proaxen, oito lotes de Zigabal e 18 de anti-inflamatórios não esteroides (Aceclofenac). 

A inspeção realizada pela autoridade que regula o setor do medicamento em Portugal (Infarmed) visou a fábrica Amoli Organics PVt., em Vadodara, na Índia. Este organismo detetou "não conformidades às boas práticas de fabrico" nesta fábrica e determinou "a suspensão da comercialização e a recolha imediata dos lotes de fármacos", uma vez que "as substâncias ativas produzidas por este fabricante foram utilizadas no fabrico de vários medicamentos". 

 De acordo com o Infarmed, "existem alternativas terapêuticas no mercado para os medicamentos identificados". 


* A ganância de lucro fácil provoca a deslocalização de fábricas para a Ásia que nos remetem porcarias para a saúde, devia ser crime. 


.

Sem comentários: