03/05/2012


HOJE NO
"JORNAL DE NOTÍCIAS"


Legislação permite lucros imorais
 de grupos do setor da Saúde

 O ex-diretor-geral da Saúde, José Luís Castanheira, defendeu, esta quinta-feira, que a legislação portuguesa permite "lucros imorais aos grupos financeiros" e sublinhou que a "mercantilização da saúde" está a conduzir ao desrespeito pelos doentes. 

Na saúde, "o setor público não pode despejar no setor privado, mas o privado pode deitar fora o que dá trabalho para o público", criticou aquele que é também professor catedrático do Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz. 
 Convicto de que "a saúde não pode ser uma área de negócio", o clínico frisou que Portugal também tem "problemas de formação e de acompanhamento de qualidade do desempenho". Perante tudo isto, sustentou, "as ordens, empresários, governos e associações profissionais têm parecido distraídos das suas responsabilidades em prol das pessoas".

 Por outro lado, destacou, o Serviço Nacional de Saúde (SNS), "ao querer dar tudo a todos, em contexto de crise, corre o risco e não dar a quem mais precisa", algo que "os grandes apóstolos do SNS ainda não entenderam". 

A intervenção do ex-diretor-geral da Saúde decorreu na sessão da manhã do segundo dia de trabalhos do XXIV Encontro Nacional da Pastoral da Saúde, que decorre em Fátima até ao próximo sábado. A iniciativa, promovida pela Comissão Nacional da Pastoral da Saúde da Igreja Católica Portuguesa, está subordinada ao tema "Cuidados de Saúde, Lugares de Esperança (A Saúde em Portugal)". 


* O dedo na ferida...tem a palavra o sr. ministro que temos considerado o melhor ministro deste péssimo governo.


 .

Sem comentários: