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HOJE NO
"DIÁRIO ECONÓMICO"
Quebra de publicidade na televisão penaliza cotadas de media
Media Capital apresentou prejuízo de 995 mil euros
no trimestre.
Na Impresa, as perdas atingiram 3,3 milhões.
A forte retracção do mercado publicitário, no primeiro trimestre deste ano, penalizou as empresas cotadas de media, em particular as que actuam no mercado televisivo.
Depois dos prejuízos de 3,3 milhões de euros registados pela Impresa, ontem, a Media Capital comunicou ao mercado um resultado líquido negativo de 995 mil euros, entre Janeiro e Março de 2012.
Só em receitas de publicidade, as donas das duas televisões privadas portuguesas perderam 11 milhões de euros, no primeiro trimestre, face ao homólogo de 2011.
Depois de ter 2,1 milhões de euros de lucro, no arranque de 2011, a Media Capital justifica as perdas deste ano com a redução de 25% nos proveitos operacionais, com as receitas publicitárias a cifrarem-se nos 25,3 milhões - um valor inferior em 5,8 milhões face a igual período do ano anterior.
Só na TVI, a publicidade caiu 17%, mesmo com a estação a garantir liderança nas audiências.
Fonte da Media Capital garante que "já esperava um primeiro trimestre muito complicado, em plena recessão, quando comparado com o de 2011, em que o mercado publicitário não estava tão mau". Por isso, a holding portuguesa da Prisa já tinha orçamentado um valor "muito diferente" para 2012, tendo em consideração a quebra dos proveitos e a atenção redobrada na gestão dos custos.
* Há um ditado antigo que reza assim: "Quando a economia se constipa a publicidade tuberculiza".
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