.
ESTA SEMANA NO
"VIDA ECONÓMICA"
Bancos têm milhares de imóveis
para vender
Os bancos portugueses têm em carteira milhares de imóveis, de várias tipologias e localizados em diferentes pontos do país. Localizados em todo o país, têm condições especiais de aquisição, como financiamento a 100% do LTV.
Os bancos portugueses têm milhares de imóveis em carteira para vender, oriundos de incumprimentos de clientes de financiamento (construtores ou clientes finais).
A "Vida Económica" solicitou aos principais bancos a operar em Portugal - apenas o BPI preferiu não participar - e ficou a saber o que fazer para consultar as listas de imóveis e partir para a eventual negociação.
Os imóveis, entre apartamentos, vivendas e espaços profissionais, estão localizados em todo o país, com natural destaque para as regiões mais populosas. Têm, além disso, condições especiais de aquisição como o financiamento a 100% do LTV (valor de avaliação do imóvel e/ou garantias prestadas). O arrendamento é que não é - na maioria dos casos - ainda opção para a banca nacional.
O Millennium bcp, por exemplo, tem o M Imóveis, marca que promove os imóveis que o banco tem em carteira para venda através das mediadoras suas parceiras com a colaboração das sucursais. Fonte do BCP referiu-nos que as condições destes imóveis são o "financiamento até 100%, spreads mais competitivos, bem como isenção de custos de avaliação e das despesas de dossier".
Para o lançamento desta nova imagem, o banco criou também o mês das oportunidades, através do qual tem, em diferentes regiões, imóveis em promoção com condições mais vantajosas. Além dos imóveis que durante o período do evento destas regiões estão em promoção, quinzenalmente o Millennium bcp tem dois imóveis com proposta em carta fechada, em que o licitador vencedor será o que apresentar a melhor proposta (quinzenalmente, as cartas são abertas nas sucursais selecionadas para o efeito). O banco promove ainda um leilão numa sucursal, em cada região do mês das oportunidades.
Além do mês das oportunidades, o Millennium bcp realiza, durante todo o ano, leilões nacionais e campanhas promocionais.
No caso do Santander Totta, há uma lista dos cerca de 1500 imóveis em venda no site do banco, no espaço Totta Urbe (no canto inferior esquerdo da página principal há um campo designado outros sites, selecione essa opção e depois clique em Totta Urbe). Quanto a condições, fonte do Santander Totta indicou-nos que no presente é oferecido "um spread de 2% nos financiamentos para imóveis destinados à habitação, sendo o financiamento a 100%". Os descontos nos preços face aos valores de mercado variam muito em função do tipo, antiguidade do imóvel e, entre outros fatores, da localização. "Podemos dizer que os preços praticados incorporam um desconto que ronda os 20% a 30%", adiantou-nos a nossa fonte.
No Montepio, para os imóveis e para os produtos de "habitação" e "leasing imobiliário com finalidade habitação", as condições de crédito preveem, segundo adiantou à "Vida Económica" fonte da instituição, "financiamento até 100% do valor de venda, dispensa de avaliação, dispensa de registos provisórios, isenção das despesas de deslocação do representante do Montepio, isenção da comissão de contratação, isenção da comissão de estudo de dossier e spread de 2% (LTV inferior ou igual a 80%) ou 2,5% (LTV superior a 80%).
A lista de imóveis (cerca de um milhar) pode ser consultada no site do Montepio na Internet (na página inicial, clicar em particulares, depois em crédito e por fim em imóveis Montepio).
Banco Popular também faz arrendamentos
O Popular é dos poucos dos sete bancos que respondeu ao repto da "Vida Económica" que não se limita a vender os imóveis que tem em carteira (BES e Caixa têm algum oferta de arrendamento também). "A compra, o arrendamento e o arrendamento com opção de compra são possibilidades que o banco disponibiliza de forma generalizada", indicou-nos fonte da entidade.
A lista de imóveis pode ser consultada em www.bancopopular.pt, carregando no ícone Popular Imóveis (que direciona para www.gesaliseda.com.pt). Quanto às condições de acesso ao crédito, fonte do banco avançou-nos que a entidade "financia a 100 % do valor de aquisição, admitindo-se até mais 10% para pequenas obras, prazo normal até 50 anos (dependendo da idade), carência de capital até 18 meses e spread 1,5 %".
No caso do Barclays, não são detalhadas as condições de financiamento para a compra dos imóveis em carteira, sendo apenas assegurado à "Vida Económica" que também esta entidade oferece "condições especiais" de crédito.
"Os interessados poderão obter informação sobre as mesmas junto da rede comercial do banco", explica fonte da instituição. No Barclays, o site de Internet é, de igual modo, o ponto de partida para conhecer os imóveis que estão disponíveis (180 no caso da filial do banco inglês).
Foi, justamente, para a Internet que nos remeteram o BES e a Caixa Geral de Depósitos.
No BES, os preços de venda são os indicados na lista, mas o banco pode "apreciar propostas inferiores". As condições de financiamento incluem 100% da avaliação, isenção de estudo de processo e de estudo de comissão de avaliação e spread do regime geral de 2,5%, em que ao produto multiopções acresce 0,5%.
Na Caixa, há um sistema de concursos, sendo as propostas apresentadas por cara, fax ou e-mail até à data limite indicada no site. As condições de crédito incluem 100% da avaliação do imóvel, bonificação de 1% do spread no primeiro ano e isenção dos custos de avaliação e despesas de abertura de processo.
* Em Julho vão ter mais 25% e gente a viver nos carros ou debaixo da ponte.
.
.
Sem comentários:
Enviar um comentário