HOJE NO
"O PRIMEIRO DE JANEIRO"
Maia promove criação
de hortas biológicas
Projeto da Câmara da Maia promove a criação de hortas biológicas nos estabelecimentos de ensino do concelho.
Seis escolas da Maia dispõem já de uma horta biológica, um espaço criado para promover o contacto das crianças com a terra e as plantas e que a autarquia pretende alargar em breve a outros estabelecimentos de ensino.
Denominado «Uma horta em cada escola», este projeto promove a criação de hortas biológicas nos estabelecimentos de ensino do concelho.
Em comunicado, a autarquia anunciou que as próximas hortas biológicas serão criadas nas escolas EB1 da Guarda, Crestins, Maia Sede, Castêlo, bem como nos jardins de infância de Gueifães e Milheiros.
Desde 20 de janeiro até segunda-feira, a Câmara da Maia promoveu a criação de hortas biológicas no Colégio Novo da Maia, escola EB 2,3 da Maia, jardins de infância da Casa do Alto e Crestins e escolas EB1 do Lidador, Frejufe.
No âmbito deste projeto, a autarquia assegura a preparação inicial do terreno, forma professores, auxiliares e alunos nas temáticas da agricultura biológica e da compostagem e fornece as plantas para a primeira instalação das culturas.
No âmbito do trabalho desenvolvido nas escolas, não é permitido utilizar pesticidas ou fertilizantes artificiais, sendo obrigação das mesmas favorecer o equilíbrio dos ecossistemas e da biodiversidade e, entre outros assuntos, garantir a rotação anual das culturas.
* Será uma boa ideia se as hortas em questão estiverem afastadas de rodovias, caso não, os níveis de toxicidade nos produtos, provocado pelos gases de escape dos veículos, serão brutais.
.
Sem comentários:
Enviar um comentário