02/03/2012




HOJE NO
"i"

BES gasta 3,9 milhões de euros 
.com salários dos gestores de topo
Ricardo Salgado vai ganhar menos 47%, para 548 mil, 
8,6 vezes mais que Passos Coelho

A degradação estrutural da situação económica e financeira” do BES obrigou a um corte nas remunerações dos membros da comissão executiva do banco este ano em 47%.

De acordo com a proposta, que será submetida à aprovação dos accionistas na assembleia-geral de 22 de Março, a remuneração total da comissão executiva desce de 7,23 milhões de euros, em 2011, para 3,87 milhões em 2012, um corte de 47%. Em 2011, recorde-se, a remuneração dos gestores de topo do BES já tinha registado uma redução de 35% face ao ano anterior.

As remunerações comportam uma parte fixa e uma parte variável. Todos os membros da comissão executiva auferem a mesma remuneração, com excepção do presidente.

Ricardo Salgado recebeu, em 2011, 546 mil euros de vencimento, dois mil euros em subsídios e 253 mil de remuneração variável. No total, o banqueiro amealhou 801 mil euros, um montante que, este ano, sofre uma quebra de 32% para 548 mil euros.

A “degradação estrutural da situação económica e financeira do BES, que ocorreu em plena crise financeira da zona euro, num ambiente totalmente adverso ao nível de fontes de financiamento e com uma assinalável redução da actividade devido à crise nacional e ao rigoroso e exigente programa de deleverage imposto pela troika, não dará lugar ao pagamento das prestações de 2012”, refere a mesma proposta. Assim, enquanto se verificar a referida degradação, ficam suspensas as prestações de 42 mil euros em numerário e mais 42 mil euros em acções de Ricardo Salgado. Já os membros da comissão executiva não recebem 35 mil euros em numerário e 35 mil euros em acções.

A remuneração dos membros da comissão executiva é fixada todos os anos pela comissão de vencimentos com base na avaliação do desempenho do exercício anterior.

Os limites da parte fixa da remuneração são fixados pela comissão de vencimentos e representa cerca de 45% da remuneração total anual. “A parte variável para 2012 tem o limite de 1,4% dos resultados consolidados do Grupo BES”. O banco fechou o exercício de 2011 com um prejuízo de 109 milhões de euros.

Apesar da significativa quebra na remuneração anual, Ricardo Salgado vai auferir, este ano, cerca de 8,6 vezes o vencimento bruto de Passos Coelho (cerca de 5300 euros mensais).


* Como é possível num país de pelintras como o nosso existirem salários deste nível?
É por isso que há idosos a morrer de frio.

.

Sem comentários: