08/03/2012




HOJE NO
"CORREIO DA MANHÃ"

Ex-funcionária do Ambiente diz que Sócrates "recebeu 500 mil"

Fernanda Guerreiro, que trabalhou na Direcção Regional do Ambiente e Ordenamento do Território, afirmou em tribunal, esta quinta-feira, que presenciou uma conversa onde Manuel Pedro, um dos arguidos do caso Freeport, admitiu que Sócrates teria recebido "500 mil" para a aprovação do projecto Freeport.

Numa reunião no escritório de Manuel Pedro, Fernanda Guerreiro explicou que, durante a conversa "foi dito que teria havido um pagamento a José Sócrates".

A testemunha acabou por revelar algumas incongruências face às declarações que prestou em fase de inquérito e acabou por ser confrontada com os depoimentos que prestou ao Ministério Público em Outubro de 2009. Nessa altura Fernanda Guerreiro disse que no decurso da reunião, Manuel Pedro terá afirmado que teriam sido pagos 500 mil contos ao então ministro do Ambiente. A ex-funcionária disse também, nessa altura, que não divulgou o teor desta conversa num outro processo que decorria no DIAP por temer represálias. "São as consequências que tudo isto representa em termos pessoais, sociais e profissionais", acrescentou.

"Não tenho nada contra os arguidos. Não tenho medo deles", disse no tribunal.

A sessão foi suspensa e prossegue durante a parte da tarde para ouvir mais testemunhas.

Freeport: 
"Houve pressão para haver aprovação"

Francisco Ferreira, dirigente da Quercus, foi ouvido na manhã desta quinta-feira no tribunal do Barreiro, onde afirmou estranhar a celeridade no terceiro estudo de impacto ambiental relativo ao empreendimento Freeport.
"Entre o segundo e o terceiro estudo não houve nenhuma alteração substancial", afirmou Francisco Ferreira, a primeira testemunha do caso. O depoimento durou cerca de dez minutos.

Já à saída, o ambientalista foi mais longe e afirmou estar convicto que "houve pressão para haver aprovação". "Houve ilegalidades à escala nacional", acrescentou, referindo-se a um outro processo na época em que José Sócrates era ainda ministro do Ambiente.


*Até ao lavar dos cestos é a vindima...


.

Sem comentários: