ESTA SEMANA NA
"PAIS E FILHOS"
Campanha de sensibilização
contra a epilepsia
A partir do dia 9 de março, a Liga Portuguesa Contra a Epilepsia (LPCE) vai iniciar uma campanha de sensibilização nacional para os problemas causados pela doença, que afeta mais de 50 mil pessoas em Portugal. Em declarações à Agência Lusa, o presidente da LPCE, Francisco Sales, revelou que «o grande objetivo desta campanha é ajudar a uma desmistificação social da epilepsia. Existe um estigma e um peso histórico de 4000 anos» relativamente às pessoas que sofrem desta doença.
Assim, a campanha intitulada Viver com epilepsia… como sair da escuridão, «visa a desestigmatização social da doença e a disseminação de informações úteis, para o público em geral, sobre como lidar com a epilepsia». Beneficiando de «muitos apoios pessoais e de outras instituições», o projeto inclui a produção de vídeos e exposições, entre outras ações, e vai ser divulgado no âmbito do 24.º Encontro Nacional de Epileptologia e das sextas Jornadas de Epilepsia, no auditório dos Hospitais da Universidade de Coimbra.
A epilepsia é uma doença neurológica que afeta pelo menos 50 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais 50 a 70 mil em Portugal. «Ao longo dos tempos, as pessoas com epilepsia têm sido confrontadas com sentimentos de medo, discriminação e estigma, principalmente devido à falta de informação», diz uma nota da Liga Portuguesa Contra a Epilepsia, uma organização científica que reúne médicos e outros técnicos. Esta iniciativa integra-se na campanha mundial Epilepsia fora das sombras, lançada por três organizações: a Liga Internacional contra a Epilepsia (ILAE), o International Bureau for Epilepsy (IBE) e a Organização Mundial da Saúde (OMS).
* Os "epilépticos" são pessoas como nós, melhores que muitos.
.
Sem comentários:
Enviar um comentário