HOJE NO
"PÚBLICO"
Presidente dos Estaleiros de Viana
. assume também o comando do
Arsenal do Alfeite
O presidente do conselho de administração dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), Jorge Camões, passou a acumular, desde sexta-feira, as mesmas funções no Arsenal do Alfeite, em Lisboa, para o triénio 2012/2014.
A informação foi confirmada ao PÚBLICO por fonte da Empordef. A mesma fonte explicou que Jorge Camões foi nomeado em assembleia-geral da holding do Estado para as indústrias da Defesa uma vez que a anterior administração do estaleiro situado na margem sul do rio Tejo já havia cessado funções em Dezembro último.
“É uma nomeação que se justifica com as sinergias que se pretendem aproveitar com os ENVC mas que não representa um acréscimo de custos”, garantiu a fonte.
O engenheiro electrotécnico, que assumiu a presidência dos ENVC em Agosto de 2011, por escolha do ministro da Defesa, já tinha integrado um grupo de trabalho que o Governo anterior tinha constituído com a missão de estudar a empresarialização do Arsenal do Alfeite, empresa pública com cerca de 600 trabalhadores, que tem nas reparações para a Marinha praticamente a sua única carteira de encomendas.
Nos ENVC, a notícia foi recebida com surpresa. António Barbosa, coordenador Comissão de Trabalhadores (CT) considerou “estranho” que o órgão representativo dos 650 trabalhadores não tenha sido informado.
O responsável manifestou-se ainda muito preocupado com a acumulação de funções de Jorge Camões.
“Para repetir cenários de maus exemplos no histórico de administrações dos estaleiros dizemos basta. Já passou por aqui muita gente que fez o que não devia e, outros, que nem isso fizeram. Queremos gente com estatura à frente dos Estaleiros”, sustentou.
O novo elenco directivo do Arsenal do Alfeite é também composto pelo almirante Francisco Salgado e José Miguel Fernandes, que transita da administração anterior.
As duas empresas apresentam vários constrangimentos financeiros, nomeadamente pela falta de trabalho. No caso dos ENVC, o Governo decidiu avançar com a privatização total até Junho.
* Coitado do engenheiro Camões, a trabalhar com um pé em Viana e outro no Alfeite vai ter de se agachar para lavar o rabo na Ria de Aveiro, ainda bem que não é zarolho como o poeta!
.
Sem comentários:
Enviar um comentário