27/03/2012

ANA NI RIBEIRO



Ómega-3…
              a gordura desejada!

A chave para uma dieta saudável reside no equilíbrio adequado entre o consumo de ácidos gordos ómega-3 e ómega-6. No último século houve um excessivo aumento na ingestão de ómega-6 e consequente diminuição de ómega-3, o que é prejudicial para a nossa saúde. É necessário corrigir este desequilíbrio aumentando o consumo de peixe e diminuindo o consumo de gorduras animais. Deve ingerir peixe, independentemente de este estar fresco, congelado, salgado ou enlatado, pelo menos três vezes por semana.

A dose recomendada, em vários países, para um adulto é de 300 a 650 mg/dia. Alguns estudos, tendo em consideração a doença cardiovascular, recomendam
o consumo de 250 mg de ómega-3 por dia, de forma a diminuir o risco devido
a doenças coronárias e ataques cardíacos.

Comer peixe rico em ómega-3 continua a ser a melhor opção para a população em geral poder beneficiar destes ácidos. A absorção pelo organismo dos ácidos ómega-3 provenientes do peixe e marisco é até nove vezes superior à dos suplementos alimentares. Além disso, por vezes os suplementos alimentares não têm os nutrientes biodisponíveis, pelo que acabam por ser eliminados pelo corpo humano. Por isso se tiver que optar, escolha o peixe.

O consumo de peixe, e consequente ingestão de ómega-3, além de prevenir doenças cardiovasculares também é importante em uma maior rendibilidade dos aspectos cognitivos, nomeadamente em crianças e na prevenção de doenças como o Alzheimer. Há ainda evidências que o consumo de peixe diminui o colesterol, pressão arterial e peso corporal.



IN "CORREIO DO MINHO"
18/03/12

.

Sem comentários: