HOJE NO
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"
Lisboa: zonas de emissões reduzidas
Táxis vão ter período
alargado para adaptação
Os táxis anteriores a 1996 vão continuar a circular em Lisboa a partir de domingo, dia em que é implementada a segunda fase da zona de emissões reduzidas (ZER) criada pela autarquia, disse hoje o vereador da Mobilidade.
"Vou apresentar uma proposta na próxima semana para que não seja exigido aos táxis a norma 2 (desde 1996) na Baixa, apenas a 1 (desde 1992)", disse Nunes da Silva à Lusa, referindo-se à legislação europeia que obriga a uma redução da emissão de gases poluentes.
Na segunda-feira, a Câmara de Lisboa informou que a implementação da segunda fase da ZER avança no domingo, ou seja, que a partir desta data os veículos ligeiros e pesados anteriores a 1992 ficam proibidos de circular na zona a sul do eixo criado pelas avenidas de Ceuta, das Forças Armadas, dos Estados Unidos da América, Marechal António Spínola, Santo Condestável e Infante D. Henrique e Eixo Norte/Sul.
A implementação da segunda fase da ZER restringe a circulação também no eixo Avenida da Liberdade/Baixa, onde desde julho os carros sem catalisador (anteriores a 1992) estão impedidos de circular.
Segundo explicou o vereador, a "divergência" do número de táxis que não cumprem os requisitos e o facto de o Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMTT) ter aprovado apenas há duas semanas o despacho sobre o tipo de equipamento a adotar "não permitiram fazer as alterações" atempadamente.
"O IMTT também precisa de dois ou três meses para proceder às alterações do documento único" sobre os veículos que forem alterados, acrescentou.
Assim, a partir de domingo, a circulação naquelas zonas de Lisboa passa a ser possível apenas a veículos ligeiros posteriores a janeiro de 1996 e pesados construídos depois de outubro do mesmo ano.
Esta medida vigora nos dias úteis, das 07:00 às 21:00, e são admitidas exceções a veículos de emergência, especiais ou de pessoas com mobilidade reduzida.
* O IMTT é muito lento, polui muito, informe-se correctamente e se tiver um carro anterior a 1990 ligue para o ACP, 213180169, Departamento de clássicos, será esclarecido.
.
.
Sem comentários:
Enviar um comentário