29/03/2012

.


HOJE NO
"i"

Ministra da Justiça reafirma recusa de polícia única em Portugal

A ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz, recusou hoje a possibilidade de Portugal vir a dispor de um corpo policial único, por fusão da Policia Judiciária (PJ) com outras forças policiais.

"Recuso, por completo, a possibilidade de uma polícia única em Portugal, criada a partir ou com a Policia Judiciária", disse Paula Teixeira da Cruz, na sessão de abertura do III Congresso de Investigação Criminal, que decorre na Figueira da Foz.

A PJ "nasceu independente e independente continuará", afirmou Paula Teixeira da Cruz.

"Porque de tempos a tempos dúvidas inexplicáveis são colocadas a circular, reafirmo aquilo que sempre pensei e em que acredito: a Policia Judiciária é independente dos restantes órgãos de polícia criminal e não será fundida num corpo único de polícia", sustentou, perante os aplausos de várias centenas de congressistas.

Na sua intervenção, a ministra da Justiça admitiu "necessidade" de reforçar o quadro de investigadores criminais da PJ e anunciou a abertura de um curso de formação de 80 inspetores estagiários, que terá início em maio.

Paula Teixeira da Cruz garantiu ainda que o Governo "está empenhado em prosseguir a bom ritmo" a construção da nova sede nacional da PJ, classificado pela ministra como "o maior investimento" do Ministério da Justiça.

"Esperemos que a sede se conclua brevemente. É uma sede reúne todas as condições para que a policia possa potenciar [a sua atuação]. É preciso que a PJ tenha meios e é disso que se trata, é dar meios à investigação", disse aos jornalistas Paula Teixeira da Cruz.



* A Polícia Judiciária é um excelente corpo de investigação, tem elementos cobiçados pelas polícias internacionais de actuação similar, misturá-la é demoli-la.


.

Sem comentários: