HOJE NO
"PÚBLICO"
Esquerda força novo inquérito
parlamentar ao BPN
PS e BE anunciaram nesta quarta-feira a disponibilidade para avançar com a constituição de uma nova comissão de inquérito potestativa ao BPN.
O deputado do PS, Pedro Nuno Santos, assumiu em São Bento que “o PS aproveitará todas as possibilidades regimentais” para colocar de pé o inquérito parlamentar.
O inquérito é agora um dado adquirido. De acordo com as normas parlamentares, basta que 46 deputados assinem um requerimento solicitando e justificando a necessidade da comissão para que a sua constituição se torne “obrigatória”. Uma vez que só o PS tem 72 deputados – e assumiu a intenção de avançar – a comissão é uma questão de tempo.
O tema regressou ao Plenário, poucos dias depois do PSD e CDS terem chumbado a constituição de uma comissão de inquérito, graças a uma intervenção do deputado bloquista, João Semedo. Que no fim do discurso convidava os restantes grupos parlamentares da esquerda a avançar.
“BE, PS, PCP e PEV votaram a favor da comissão de inquérito. São 98 votos. Votos suficientes para vencer o muro de silêncio que a direita quer construir em torno do BPN”, disse depois de garantir que o inquérito era uma “necessidade inadiável”.
Pedro Nuno Santos defendeu também que a iniciativa “faz sentido já”, ou seja, antes “do facto consumado” da venda ao BIC.
Os deputados querem apurar agora a venda ao BIC e a gestão pela CGD do BPN. João Semedo alertou mesmo para “os contornos de uma venda de favor” ao banco liderado por Mira Amaral.
* BPN = Bronca Nacional P'ra durar. O PS que não esqueça serem Socrates, Teixeira dos Santos e Vitor Constâncio as amas do imbróglio.
.
Sem comentários:
Enviar um comentário