29/02/2012



HOJE NO
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

Madeira perde 15% 
dos visitantes nacionais

A Região Autónoma da Madeira perdeu entre janeiro e outubro de 2011 cerca de 15% de hóspedes portugueses, informou hoje a secretária regional da Cultura, Turismo e Transportes, Conceição Estudante.

Porém, considerando todas as proveniências de turistas, a Madeira registou um crescimento no número de hóspedes e dormidas e em termos de taxa de ocupação está acima da média nacional.

Numa apresentação na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), a decorrer no Parque das Nações, a responsável admitiu o descontentamento com a descida de 15,3% no número de hóspedes provenientes do mercado nacional (211.142) e de 14,9% no seu número de dormidas (670.964) em relação a 2010.

Conceição Estudante lembrou que o ano de 2010 foi marcado, mesmo em termos turísticos, pela "solidariedade" depois do mau tempo de 20 de fevereiro, que matou 43 pessoas e fez seis desaparecidos. "Houve uma força de solidariedade por causa da tragédia de fevereiro e que não seria expetável", referiu a governante, na justificação do número de visitantes em 2010.

Na atual edição da BTL, a Madeira apresentou a campanha destinada ao mercado nacional, segundo o diretor do Turismo da Madeira, Bruno Freitas.

Cartazes, mensagens de texto e de imagem para telemóveis e ações de rua são alguns dos meios utilizados para mostrar a Madeira como um destino "para todo o ano" e que representam um investimento de 500 mil euros entre dezembro de 2011 e dezembro de 2012.

Em relação aos números do mercado nacional, o responsável referiu que em tempo de dificuldades pode haver oportunidades e os portugueses, em vez de destinos mais distantes, podem optar por um "destino de proximidade".

Questionado sobre se os problemas financeiros da Madeira podem prejudicar a região como destino turístico, Bruno Freitas garantiu que não, acrescentando que a imagem de Portugal também não tem sido lesada.

O objetivo do Turismo da Madeira é "consolidar" os números do ano passado, acrescentou.

Os dados preliminares de 2011 indicam um crescimento de 7,8% no número de hóspedes (para 1.052 milhões) e de 11,5% nos valores de dormidas (para 5.567 milhões).

Foram registados 2.851.560 passageiros nos aeroportos da região, traduzindo uma subida de 03%, e 540.180 pessoas no porto do Funchal (mais 10%).

Comparando com a média nacional da taxa de ocupação, que é de 39,7%, a Madeira apresenta uma taxa de 54%, enquanto a nível de receita por quarto disponível (REVPAR) a média nacional é de 29,3 euros e a da região autónoma de 30,37 euros.

Acerca da estada média, na Madeira são contabilizadas 5,2 noites e no resto do país 2,8 noites.


* Para bem do povo madeirense deseja-se um incremento do turismo, as jardinalescas calinadas já prejudicaram o suficiente.


.

Sem comentários: