26/01/2012



HOJE NO
"O PRIMEIRO DE JANEIRO"

A 34 casas de compra e venda de ouro
Mega-operação policial com 38 detidos

As autoridades nacionais realizaram uma operação conjunta, em todo o País, no passado fim de semana, a 34 estabelecimentos de compra e venda de ouro, tendo apreendidos barras de ouro e balanças no valor de milhares de euros e detido 38 pessoas. Num comunicado, divulgado ontem, o Gabinete Coordenador de Segurança explica que a operação «Aurum» integrou 792 efectivos das várias forças policiais: GNR, PSP, PJ, SEF, ASAE e Autoridade Tributária Aduaneira.
O principal alvo foram as lojas de venda de ouro, já que, explica o comunicado, 'poderão contribuir, ainda que inadvertidamente, para o escoamento de artigos de ouro furtados/roubados', Foram fiscalizados 34 estabelecimentos, o que levou ao 'levantamento de 5 processos de contra-ordenação, apreensão de 3 balanças no valor de 1 800 euros, apreensão de 7 barras de ouro no valor de 28 000 euros e elaboração de 32 notificações para posterior apresentação de documentos',
A operação incluiu ainda 'acções de fiscalização dirigidas a indivíduos e veículos que pudessem deter/transportar ouro de proveniência suspeita', Foram fiscalizadas 2735 viaturas e 38 indivíduos foram detidos (21 por excesso de álcool, oito por falta de habilitação legal para conduzir, dois por posse de arma ilegal e um por tráfico de estupefacientes).
Foram testados 1060 condutores, tendo 40 sido detectados com excesso de álcool no sangue. Além disso, foram apreendidas duas viaturas, uma arma de fogo, 68 doses de haxixe, 2577 de liamba. 408 indivíduos foram identificados, tendo dois cidadãos estrangeiros sido detidos por situação ilegal e oito notificados para sair do País.


* As casas de compra de ouro cresceram que nem cogumelos por todo o pais, quer dizer que há abutres que beneficiam com a pobreza dos outros, que antes de morrerem à fome vendem o ouro ao desbarato na maioria dos casos. Por outro lado as casas de ouro mandam derreter jóias portuguesas de grande valor artístico perdendo-se por isso a arte fantástica da nossa joalharia.E por último há casas destas que são o melhor que podia acontecer aos ladrões, dado que algumas compram ouro sem averiguar a origem. Operações destas são bem vindas.

.

Sem comentários: