12/01/2012

HENRIQUE RAPOSO




 

Passos devia enviar Branquinho 
                               para o Actors Studio

O nosso primeiro devia enviar o ex-deputado Agostinho Branquinho para o Actors Studio de Nova Iorque. Mas, antes, Passos devia expulsar Branquinho do PSD. Quem mente ao parlamento tem de pagar um preço alto. E Branquinho mentiu ao parlamento, mostrando - ainda por cima - dotes teatrais dignos de registo. Sim, Branquinho relevou-se um verdadeiro artista da rádio, Tv-disco e cassete pirata. Este Serafim Saudade laranjinha seria, sem dúvida, um sucesso no Actors Studio. Ou na Globo. Ou na Casa dos Segredos.

Como bem se lembram, Branquinho é o autor da perguntinha mais catita da política portuguesa dos últimos anos. Na comissão de inquérito sobre o caso Sócrates/TVI/PT/Vara, e tendo pela frente o diretor do Económico, Branquinho, qual Cinderela, fez a seguinte interrogação: "mas o que é a Ongoing?". Passados seis meses, Branquinho foi contratado pela Ongoing. Isto já seria suficiente para o PSD riscar Branquinho do mapa. Mas agora ficámos a saber um pormaior tramado: Branquinho mentiu ao parlamento. Tal como Ricardo Costa e Micael Pereira demonstraram no Expresso de sábado, Branquinho já fazia parte da loja maçónica que é controlada pela cúpula da Ongoing. Portanto, aquela perguntinha não passou de um número de teatro. Mentira insignificante, dirão alguns. Lamento, mas não há mentiras insignificantes no parlamento. Se Branquinho ainda for militante do PSD, Passos deve expulsá-lo.

E o dr. Luís Montenegro também não ficou nada bem na fotografia. Como escreveu João Garcia, "sendo maçom, e logo da loja Mozart, era mais do que óbvio que não deveria ter-se envolvido no debate sobre abusos dos serviços secretos que implicavam os seus 'irmãos'". Se tivesse um pingo de respeito pelas instituições da república, Montenegro devia ter recusado participar nesta comissão. Aliás, se tivesse um pingo de respeito pelo seu próprio partido, o dr. Montenegro devia ter apresentado a demissão logo na semana passada. Mais: se tivesse um pingo de respeito pelo seu partido e pelo parlamento, Montenegro devia ter dito o seguinte a Passos quando este o convidou para líder parlamentar: "olha, Pedro, eu sou maçom". Dado que o dr. Montenegro não fez nada disto, convinha que o dr. Passos substituísse o seu ponta-de-lança parlamentar, agora ou depois. Se Montenegro não sair já, seria conveniente que saísse em breve. No Verão ou assim. Caso contrário, um sujeito começa a pensar que o PSD é uma loja e não um partido. E para lojas, meus senhores, já tenho ali a mercearia do Mohammed.


IN "EXPRESSO"
09/1/01/12

.

Sem comentários: