12/12/2011



HOJE NO
 
"RECORD"
 
Diogo Carvalho 7.º 
nos 100 metros estilos
15.ª edição dos Europeus de piscina curta

O nadador português Diogo Carvalho terminou em 7.º lugar a final dos 100 metros estilos da 15.ª edição dos Campeonatos da Europa de piscina curta, num dia em que Tiago Venâncio e a estafeta lusa alcançaram recordes absolutos.

Carvalho completou o percurso com o mesmo registo do dinamarquês Daniel Skaaning, ambos a 1,67 segundos do vencedor, o esloveno Peter Mankov, que triunfou em 52,70 segundos.

Nas meias-finais dos 50 metros mariposa, Tiago Venâncio ficou-se pelo 18.º lugar, em 23,65 segundos, depois de ter conseguido 23,50 segundos nas eliminatórias, um novo máximo português, retirando 13 centésimos ao anterior recorde nacional absoluto da distância, na posse de Diogo Carvalho (23,63 segundos, dezembro de 2009).

Nos 4x50 metros livres, a estafeta constituída por Alexandre Agostinho, Venâncio, Carvalho e Duarte Mourão, foi nona na final, a 4,26 segundos do conjunto vencedor, a Itália (1.24,82 minutos), também após ter conseguido um recorde nacional.

Nas eliminatórias, durante a manhã, a estafeta portuguesa registou 1.28,66 minutos, suplantando o anterior recorde nacional de 1.29,71 que pertencia a Luís Monteiro, Pedro Silva, Simão Morgado e Nuno Laurentino.

Avaliando o desempenho dos nadadores portugueses nos Europeus, o selecionador português, Rui Magalhães, reconheceu que "este princípio de época tem sido auspicioso, não só pelos resultados obtidos nesta competição, como também resultados alcançados no Open da Holanda na semana passada e complementados pelo mínimo olímpico obtido pelo Carlos Almeida".

"Foi uma das participações mais brilhantes em Europeus, com realce para as quatro finais e todos os nadadores a participarem em meias-finais. Todo o conjunto de nadadores nadou de manhã e à tarde, facto único sem implicar a benesse das dez pistas, que apenas beneficiou a Sara Oliveira", salientou o técnico português.


* Estar numa final junto dos colossos europeus é prestigiante.
 .

Sem comentários: