12/12/2011





HOJE NO
"JORNAL DE NEGÓCIOS"


Utilizadores do serviço móvel 
continuam a crescer no terceiro trimestre

No fim do terceiro trimestre de 2011 o número de estações móveis activas associadas a planos tarifários pós-pagos, pré-pagos e planos combinados/híbridos ascendia a cerca de 16,63 milhões, o que corresponde a um aumento de 1,9% face ao trimestre anterior.

De acordo com o comunicado da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom), foram utilizadas no último mês do trimestre cerca de 13,34 milhões das estações móveis do total de 16,63 milhões, o que significa uma utilização de 80,2%.

Relativamente ao trimestre anterior, corresponde a um aumento de 1,5%. Excluindo as placas/modem utilizadas para acesso à Internet em banda larga móvel, o número de estações móveis/equipamentos de utilizador activos e com utilização efectiva ascendeu a 12,2 milhões, um aumento de 239 mil face ao segundo trimestre.

“No período em análise, os planos pré-pagos representavam 71,7% das estações móveis. Com excepção dos planos combinados/híbridos com utilização efectiva, todos os restantes planos registaram aumentos face ao trimestre anterior, em particular os pré-pagos”, revela o comunicado da Anacom.

Quanto à penetração do serviço móvel, esta elevou-se em Setembro a 156,3 por 100 habitantes. Se se considerassem apenas as estações móveis com utilização efectiva, a penetração em Portugal teria sido de 125,4.

Com base nos resultados do Barómetro de Telecomunicações – Redes Móveis da Marktest para o trimestre móvel de Setembro 2011, 92% dos residentes em Portugal eram clientes do serviço móvel.

A diferença entre os valores deve-se à existência de utilizadores com mais do que um cartão de acesso ao serviço, existência de cartões SIM para utilização exclusiva de serviços de dados e acesso à Internet e outros afectos a máquinas, equipamentos, viaturas e empresas.

Quanto ao perfil do consumidor do serviço telefónico móvel relativamente ao seu plano tarifário retiraram-se várias conclusões.

Concluiu-se que os consumidores com tarifários pré-pagos com carregamentos obrigatórios são, em média, mais jovens que os restantes, que os clientes com maiores níveis de escolaridade têm maior propensão a disporem de tarifários pós-pagos, e que são sobretudo os clientes dos tarifários pré-pagos sem carregamentos que apresentam menores níveis de escolaridade.

Concluiu-se também que é na faixa dos reformados que o peso de tarifários pré-pagos é mais significativo. Relativamente ao consumo destacaram-se três aspectos significativos.

“O gasto mensal com o telemóvel tende a ser significativamente menor nos clientes com tarifários pré-pagos, os clientes com tarifários pré-pagos, sobretudo com carregamentos obrigatórios, tendem a enviar, em média, mais SMS do que os clientes com tarifários pós-pagos, e o uso de Internet no telemóvel tende a ser mais significativo junto dos clientes com tarifários pós-pagos por comparação aos pré-pagos sem carregamentos obrigatórios", desenvolve o comunicado da Anacom.

Quanto à banda larga, no final de Setembro cerca de 10,8 milhões de utilizadores estavam habilitados a usar este serviço. O número de utilizadores activos e que efectivamente utilizaram serviços característicos de 3ª geração foram cerca de 4 milhões, número 2,4% superior ao trimestre anterior.

Quanto à duração das chamadas realizadas nas redes móveis no terceiro trimestre, o número ascendeu a 5,4 mil milhões de minutos de conversação, valor semelhante ao registado no trimestre anterior. Em termos homólogos, o número de minutos de conversação cresceu 1,6%.

“O número de minutos terminados nas redes móveis foi de 5,4 mil milhões, valor semelhante ao registado no trimestre anterior. O tráfego fixo-móvel voltou a registar um aumento (+12,1%), contrariando a tendência de decréscimo dos trimestres anteriores”, refere o comunicado.

No mesmo período foram realizadas cerca de 2,25 mil milhões de chamadas, menos 1,3% face ao período homólogo.

“O número de chamadas recebidas na rede móvel foi cerca de 2,2 mil milhões, menos 0,8% face ao trimestre anterior, e um decréscimo homólogo de 1,6%”, declara a Anacom.

Relativamente ao número de mensagens escritas enviadas, o mesmo atingiu 6,7 mil milhões, mais 1,5% que no trimestre anterior. Deste total, 0,4%, 28 milhões, são mensagens de valor acrescentado.

“Os utilizadores do serviço móvel enviaram 37, 4 milhões de MMS, mais 5,5% do que no período anterior e mais 8,4% que no período homólogo”, concluiu o relatório da Anacom.


* Muitos destes utilizadores são beneficiários do RSI ou outro subsídio qualquer, fazem greves porque não têm dinheiro, roçam o rabo pelas pastelarias onde tomam o pequeno almoço, compram inutilidades nas "lojas dos trezentos",  mas têm Sport TV em casa e outras "panasquices" dispensáveis.
Há ou não há dinheiro em Portugal?
Isto não é um comentário reacçionário, é a verdade!
Sabemos quem realmente passa mal!


.

Sem comentários: