HOJE NO
"O PRIMEIRO DE JANEIRO"
Vítor Gaspar reafirma metas portuguesas
Portugal voltará aos mercados em 2013
O ministro das Finanças mantém o objetivo de voltar ao mercado da dívida em 2013. Citado pela Bloomberg, Vítor Gaspar garantiu, em Londres, também que o défice de 5,9 por cento será cumprido 'de certeza', este ano.
Vítor Gaspar defendeu ainda que Portugal deve concentrar-se no programa de ajustamento e em ganhar credibilidade internacional para poder voltar a financiar-se.
O ministro admite terem sido feitas 'múltiplas atualizações de cenários macro-económicos para a economia global e europeia', mas rejeitou que elas devam mudar a estratégia do governo.
'O sucesso do processo de ajustamento do nosso país depende fundamentalmente do nosso esforço', afirmou.
Outra componente importante é, acrescentou, 'estabelecer metas claras que possam ser concretizadas e que possam fundamentar a credibilidade e a confiança',
Esta, enfatizou, é uma 'questão central porque temos um programa que financia as necessidades de financiamento do Estado até 2014 e, portanto, de agora até ao final de 2013 temos de estabelecer as condições que nos permitam ter acesso ao financiamento em condições normais'.
* Temos pelo sr ministro o respeito adequado às circunstâncias, sabem-lo competente na sua área e também que parece e é sério.
Não sendo especialistas em economia nem macro, nem micro, nem assim assim, não partilhamos nem um bocadinho deste optimismo que a notícia revela.
A pobreza em Portugal vai ser colossal e a Europa está muito perto duma guerra com tiros e tudo. Os MERKOZY estão a estrupar a União Europeia e se não forem apeados vai haver muita porrada.
TOME NOTA!
.
Sem comentários:
Enviar um comentário