22/12/2011




HOJE NO
"O PRIMEIRO DE JANEIRO"

Comissão Europeia prevê que 
desemprego atinja 13,7% em 2012
Rendimento dos portugueses vai cair 6%

O rendimento disponível real dos particulares em 2012 deverá sofrer uma queda acentuada na ordem dos seis por cento.

O rendimento disponível dos portugueses deverá cair seis por cento no próximo ano, segundo projeções da Comissão Europeia, que espera também que o desemprego atinja os 13,7 por cento em 2012.
O rendimento disponível real dos particulares deverá sofrer 'uma queda acentuada', na ordem dos 'seis por cento', lê-se num relatório da Comissão Europeia, ontem divulgado, sobre a segunda revisão do memorando de entendimento entre Portugal e a «troika» (Comissão, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional).
Esta quebra deve-se a 'aumentos nos impostos sobre os rendimentos, reduções nas transferências [do Estado] e aos efeitos sobre os preços de aumentos do IVA', e de outras taxas, acrescenta a Comissão.
A Comissão também menciona perspetivas 'sombrias', para o mercado de trabalho no curto prazo, projetando uma taxa de desemprego de 13,7 por cento para 2012 e 13,6 por cento para 2013.
Estes são valores mais elevados que os previstos pelo Governo. No Orçamento do Estado para 2012, o Executivo previa uma taxa de desemprego de 13,4 por cento para o próximo ano, que iria reduzir-se no ano seguinte.


*  A "Rabanada"de Natal, mas a realidade vai ser pior.

.

Sem comentários: