22/12/2011


HOJE NO
"CORREIO DA MANHÃ"


Aumenta consumo de droga nos jovens

O consumo de droga entre os jovens em idade escolar aumentou em 2010, de acordo com o relatório anual do Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT).


"Os resultados dos estudos nacionais em populações escolares evidenciam que o consumo de drogas, que vinha aumentando desde os anos 90 e tinha diminuído pela primeira vez em 2006 e 2007, voltou a aumentar em 2010", revela o relatório ‘Situação do País em Matéria de Drogas e Toxicodependências 2010’, apresentado ontem por João Goulão, presidente do IDT, na Assembleia da República.

Para os especialistas, o aumento da procura dos jovens pelas substâncias ilícitas é apenas um dos factores "preocupantes", uma vez que a oferta disponível em estabelecimentos especializados, as chamadas ‘smartshops’, confere aos jovens uma percepção errada sobre os riscos associados ao consumo.

"O recente fenómeno das ‘smartshops’ no mercado português que induz aos jovens uma falsa percepção de nulo ou baixo risco do consumo dessas ‘drogas legais’ aponta para um expectável agravamento do problema das dependências nas camadas mais jovens", alerta o relatório.

De forma a não comprometer o futuro desta geração e a inverter o seu comportamento face ao consumo de estupefacientes, o IDT defende que "a futura política portuguesa em matéria de drogas e toxicodependências deve ser uma prioridade", particularmente no actual contexto de crise económica e social, o que por si só " constitui um factor de risco para o desenvolvimento de problemas associados ao abuso e tráfico de drogas".


* Veja amnhã o primeiro episódio de "Falcão - Meninos do Tráfico" ás 22h00.


.

Sem comentários: