16/12/2011


HOJE NO
"DIÁRIO ECONÓMICO"
 
China pede "transparência" 
na venda da EDP

Porta-voz do ministro do Comércio chinês falou hoje sobre o processo de privatização da portuguesa EDP.

Shen Danyang disse esperar que o governo português decida com "transparência" e "imparcialidade" sobre o comprador dos 21% que o Estado português controla na EDP.

Na mesma declaração, citada pela agência Bloomberg, o mesmo porta-voz declarou que o Governo chinês apoia as empresas do país que quiserem concorrer às privatizações em curso em Portugal.

Os comentários do governo chinês aparecem a menos de uma semana da decisão de Pedro Passos Coelho sobre o vencedor da privatização da EDP. Na corrida estão os alemães da E.ON, os chineses da Three Gorges e os brasileiros da Eletrobras e da Cemig. O Governo português tomará uma decisão na próxima quarta-feira.

A proposta dos chineses da Three Gorges é a mais elevada do ponto de vista financeiro, com uma oferta de 3,45 euros por acção (num total de 2,69 mil milhões de euros). Segue-se a dos brasileiros da Eletrobras, com uma proposta de 3,28 euros por acção (2,56 mil milhões de euros) e a da alemã E.ON, com 3,25 euros por acção (2,54 mil milhões de euros).

Na sessão de hoje, as acções da EDP descem 1,21% para 2,44 euros.

A China também marca presença na privatização da REN através da State Grid.


* Estranho pedido vindo dum país onde a transparência é absolutamente opaca, onde a democracia é canhestra e o povo escravizado. É preciso muita lata!
... mas a subserviência do poder lusitano é imensa...


.

Sem comentários: