16/12/2011


HOJE NO
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

Infarmed reconhece que 
não há estudos de bioequivalência

O bastonário da Ordem dos Médicos afirmou hoje que não existem estudos de bioequivalência entre genéricos e que, por essa razão, estes medicamentos não devem ser substituídos na farmácia.

Em conferência de imprensa, José Manuel Silva partilhou alguma correspondência sobre a substituição de fármacos trocada com a autoridade que regula o setor do medicamento (Infarmed), na qual esta reconhece que a troca só pode ser feita entre medicamentos bioequivalentes.

"Dois medicamentos só poderão ser intercambiáveis se for demonstrada a bioequivalência entre ambas as formulações, com base na apresentação de um estudo de biodisponibilidade e bioequivalência", esclareceu o Infarmed perante a solicitação da Ordem dos Médicos.

O bastonário da Ordem dos Médicos sublinhou que não existem estudos de bioequivalência entre genéricos, mas sim entre medicamento de marca e genérico.

Para o bastonário, o próprio Infarmed dá razão à Ordem dos Médicos que sempre se manifestou contra a troca de genéricos na farmácia.


* O INFARMED como entidade reguladora devia impedir que se estabelecesse confusão na cabeça das pessoas, que estão à mercê de laboratórios pouco escrupulosos.


.

Sem comentários: