13/10/2011


HOJE NO
"i"

Estado entra mesmo no capital dos bancos com os 12 mil milhões da troika
Nem bad bank, nem pagamento de dívidas do sector público. Banca vai ter Estado a fiscalizar prémios, créditos e dividendos

Acabou-se a discussão. Os bancos portugueses vão mesmo recorrer aos 12 mil milhões de euros disponibilizados pela troika para aumentarem os seus capitais. Com esta operação, o Estado fica accionista dos bancos com uma missão muito específica. Garantir que esse dinheiro será canalizado essencialmente para as empresas e não para operações especulativas, dividendos aos accionistas e prémios aos administradores e quadros dirigentes dos bancos.
A banca resistiu até ao fim, mas segunda-feira, quando os banqueiros foram recebidos no Ministério das Finanças por Vítor Gaspar, o assunto ficou finalmente esclarecido. Não haverá um bad bank para recolher activos tóxicos e as dívidas do sector público à banca, qualquer coisa como 32 mil milhões de euros, nem os 12 mil milhões serão usados para pagar uma parte dessa dívida à banca. E como é absolutamente necessário que os bancos se recapitalizem para concederem crédito às empresas, que neste momento é praticamente impossível ou muito caro, o governo entende que não faz qualquer sentido andar a discutir o destino dos 12 mil milhões que Portugal conseguiu da troika.
A banca não quer o Estado sentado nos conselhos de administração a gerir os seus negócios. E aí pode haver acordo. O Estado é accionista mas não nomeia ninguém para a gestão. No entanto, a entrada no capital dos bancos é feita com condições e muita fiscalização. Aliás, ainda ontem, Durão Barroso, presidente da Comissão Europeia, garantia que no plano de recapitalização que está a ser estudado por Bruxelas os bancos em dificuldade não podem distribuir dividendos aos accionistas nem prémios aos gestores.
No caso de Portugal, com uma recessão profunda e prolongada, o objectivo fundamental da ajuda financeira é garantir que as empresas podem ter crédito a juros razoáveis, única forma de a economia não afundar de uma forma dramática e irreversível.


* Vale mais tarde do que nunca...

.

Sem comentários: