18/10/2011


HOJE NO
"CORREIO DA MANHÃ"

196 mil longe dos hospitais

Cerca de 196 mil portugueses, moradores em 25 concelhos, estão a mais de uma hora de distância de um hospital público. Destes, há moradores de seis concelhos que distam mais de duas horas de um hospital, "embora haja outras opções disponíveis a essas populações".


Os dados são do relatório sobre a Rede Hospitalar com Financiamento Público, elaborado pela Entidade Reguladora da Saúde (ERS), que refere existirem ainda 188 concelhos com a oferta de um ou mais hospitais públicos ou do sector social. Sobre a capacidade dos hospitais públicos, a ERS constata que há 15 concelhos com oferta de mais de 500 médicos por 100 mil habitantes. A média da União Europeia é de 347 médicos por 100 mil habitantes.

Perante os resultados, a ERS considera haver condições para a "adopção de medidas pelo Governo, compatíveis com o sentido das decisões políticas previstas no Memorando de Entendimento, sem que tais medidas promovam desigualdades no acesso dos utentes". A ERS prevê entregar ao Governo, no final de Novembro ou início de Dezembro, o estudo detalhado sobre a rede hospitalar pública. "Fizemos uma primeira fotografia da situação", explicou Jorge Simões, presidente da ERS.


* O esquema é simples, poupa-se na saúde ganha-se na doença!

.

Sem comentários: