28/09/2011


HOJE NO
"JORNAL DE NOTÍCIAS"
 
Autoeuropa defende linha ferroviária europeia em Portugal


O objectivo da fábrica é produzir 134 mil unidades, o que representará um crescimento de 30% em relação a 2010.

O director-geral da Volkswagen Autoeuropa, António de Melo Pires, defendeu ontem a necessidade de uma linha ferroviária de bitola europeia em Portugal. O director-geral, que falava numa conferência de imprensa realizada na fábrica de Palmela - que foi vedada ao Diário Económico -, acredita que esta linha poderá reduzir bastante os custos de transporte da construtora automóvel para os países do Norte da Europa, eliminando a necessidade de transição dos comboios de bitola ibérica para bitola europeia em território espanhol, de acordo com a agência Lusa.

"Isso representa 15% dos custos de transporte. Perdemos seis horas na transição de bitolas", sublinhou António de Melo Pires, citado pela Lusa. O director-geral da Autoeuropa admitiu que o assunto já foi discutido com o Governo, na recente visita do ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, à fábrica de Palmela.

A Autoeuropa tem vindo a apostar, cada vez mais, no transporte de material e automóveis por via férrea, em detrimento da rodovia. "Os nossos fornecedores perdem 20% da sua competitividade quando têm de entregar material em França ou na Alemanha por causa dessa diferença (de bitola)." Além disso, o director-geral da maior fábrica de carros em Portugal salientou a necessidade de se alterar o sistema de desvios na linha ferroviária do Norte, que não permite comboios com mais de 450 metros, quando o limite nos outros países europeus é de 650 metros.


* Desde sempre que nos batemos por uma ferrovia moderna pois ela baixará os custos de transporte de qualquer produto reflectindo-se no consumidor. Adoptar a bitola europeia nos caminhos de ferro portugueses é imperioso, estamos há 37 anos em democracia e ainda não hove um ministro dos transportes, democrata, que accionasse essa alteração. Chama-se democracia em marcha lenta às ordens do betão!

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