26/09/2011






HOJE NO
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"


Rede Ibérica para gestão já tem
10 empresas portuguesas

A Rede Ibérica de Comércio e Florestas, da organização WWF, já tem 19 empresas participantes, 10 delas portuguesas, e 328 mil hectares de área certificada, para contribuir para a promoção da gestão e consumo responsável de produtos florestais.

Na avaliação de três anos de atividade da Rede, que agora se assinalam, a associação de conservação ambiental aponta também a integração de seis dos maiores industriais na área da cortiça, representando um terço do mercado mundial, refere um comunicado hoje divulgado pela WWF.

As empresas da rede do sector da cortiça representaram um volume total de compras deste produto de cerca de 100 mil toneladas, no ano passado, e as transações certificadas efectuadas pelos membros representaram sete por cento deste valor.

Actualmente, existem cerca de 82 mil hectares de montado certificados, dos quais 49 mil em Portugal.

A Rede de Comércio e Florestas é um projecto da WWF para eliminar a exploração de madeira ilegal e conseguir a melhorias na gestão florestal e aproveita assinalar duas décadas este ano para alertar o setor florestal para redobrar os esforços para acabar com a exploração ilegal da floresta tropical e investir no comércio e gestão florestal responsável.

As 300 empresas, em mais de 32 países, gerem 21,6 milhões de hectares de florestas certificadas pelo FSC e um mercado que representa 19 por cento do valor total do comércio dos produtos florestais.

A estratégia da rede para 2020 pretende trabalhar cada vez mais com os mercados emergentes, procurando parceiros que podem servir de alavanca à transformação do mercado nas suas regiões e nas respetivas cadeias de abastecimento e promovendo boas práticas como, por exemplo, o incentivo à reciclagem como forma de reduzir a procura, a crescer, no setor florestal.

O director da Rede para a Gestão e Comércio Internacional, George White, citado no comunicado da WWF, defende que "a próxima década será crítica para o setor florestal mundial, com o crescimento da população e consequente aumento da procura de produtos florestais".

Com as economias emergentes, como a China e a Índia, "que se esforçam por atender às exigências dos seus mercados em crescimento e procuram mais fibra, madeira e energia, gera-se um enorme stress sobre as florestas".

"Só fazendo uma gestão florestal responsável e mantendo 'uma lei global' de comércio seremos capazes de inverter esta tendência preocupante da crescente procura", acrescenta o responsável.

Apesar dos avanços realizados nos últimos 20 anos, a organização internacional aponta que ainda permanecem problemas de abate e extração ilegal de madeira e gestão florestal inadequada.

De acordo com um relatório recente da FAO, citado pela WWF, entre 2000 e 2010, cerca de 13 milhões de hectares de florestas foram convertidos para outros usos ou perdidos por causas naturais a cada ano.


* Combater o crime contra a floresta é defender a vida

.

Sem comentários: