07/09/2011


HOJE NA
"A BOLA"

«Ricardo Carvalho devia pedir desculpa aos portugueses» - Paulo Bento
Em entrevista à RTPN, Paulo Bento quis colocar 
um ponto final na polémica saída de Ricardo Carvalho 
da selecção nacional.

O técnico defende que o central deve um pedido de desculpas aos portugueses, e que todos têm o direito a errar... caso saibam lidar com as consequências: «Todos podemos errar, mas no momento em que erramos temos de ter a consciência disso e ter a hombridade necessária para pedir desculpa. Neste caso não a mim, mas aos portugueses. É um erro de um grande jogador, mas que prejudicou muita gente, por um factor extremamente normal, que é ficar num ou noutro momento na condição de suplente».

Paulo Bento garante que Ricardo Carvalho devia, mais do que ninguém ter compreendido a situação com Pepe, que tomou parte na equipa principal, sem ter treinado durante a semana. «O Pepe estava tocado, e por isso foi poupado. Mas por várias vezes o memo já aconteceu com o Ricardo, que esteve tocado e não treinou, e depois foi titular. Devia compreender a situação», referiu.

O seleccionador português garante está disponível para falar com o jogador, mas que as consequências, a nível profissional, já ninguém as apaga. «Falarei com ele assim que o Ricardo quiser. A nível pessoal, estou completamente aberto a isso. Agora, a nível profissional, a decisão está tomada; não é que não queira falar sobre isso, mas nada mudará o que penso. Uma coisa é a minha relação com ele, outra é a posição enquanto seleccionador».

Paulo Bento assegurou ainda que não pedirá nenhuma sanção contra o jogador, além do seu afastamento, e deixa isso ao critério da Federação, que acredita que o defesa deixou a equipa numa situação precária – «E se só tivéssemos três centrais convocados, tinha de ir chamar alguém à última hora? Era um jogo muito importante» –, e que não será esta situação a afectar a relação de confiança que mantém com os atletas.

A terminar, o técnico qualificou a chamada de Nuno Gomes à selecção como «normal dentro de um contexto em que poucos atletas tinham ritmo de jogo», estar «muito contente» com a escolha de João Pereira para defesa-direito da equipa das quinas, disse achar «difícil», que João Tomás seja convocado e que Ronaldo não é insubstituível, mas que com a sua qualidade é normal que jogue quase sempre.


* As pessoas devem ser chamadas à responsabilidade mesmo que reconheçam que erraram ao terem a tentação de se comportarem como primas-donas. Ricardo Carvalho deve ser punido sem dúvida, mas recusar a um dos melhores centrais do mundo a reentrada na selecção é uma atitude salazarenta. Toda a gente, comentadores desportivos, reconhece ao defesa um comportamento educado e um bom carácter, vamos crucificá-lo??? Há no desporto português gente do pior a quem se estende a passadeira vermelha, irá Ricardo Carvalho expiar por essa gente, quando no país há reconhecidamente pedófilos que andam à solta?

.

Sem comentários: