12/09/2010

ANTÓNIO BARBOSA DE MELO





Político de Flag of Portugal.svg Portugal
Mandato: Presidente da Assembleia da República
Precedido por: Victor Crespo
Sucedido por: António de Almeida Santos

Nascimento: 2 de Novembro de 1932 (77 anos)
Lagares, Penafiel
Profissão: Advogado
Wp ppo.png
António Moreira Barbosa de Melo (nasceu em Penafiel, Lagares, 2 de novembro de 1932) é político, advogado e parlamentar português. [1]

Vida 

Licenciado e doutorado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, onde foi Professor Catedrático convidado.Foi um dos fundadores do então Partido Popular Democrático (PPD/PSD), juntamente com Francisco Sá Carneiro, Francisco Pinto Balsemão, Joaquim Magalhães Mota, Carlos Mota Pinto, João Bosco Mota Amaral, Alberto João Jardim e António Marques Mendes.

Ele integrou a Comissão para a Elaboração da Lei Eleitoral para a Assembleia Constituinte, em 1974, no qual era adjunto.
Foi eleito o 9.º Presidente da Assembleia da República durante a 6.ª Legislatura (7 de Novembro de 1991 - 26 de Outubro de 1995).
Membro do Conselho de Estado Português, e Presidente da Assembleia da República, no mesmo período.
Na sua vida profissional destacou-se também pela especial ligação aos temas da administração pública e da emancipação do poder local.
Foi membro da comissão instaladora do INA (Instituto Nacional de Administração) e fundador do Centro de Estudos e Formação Autárquica (CEFA), instituições vocacionadas para a formação dos quadros da administração pública (central e local).
Manteve-se à frente desta última por mais de 10 anos, até à sua eleição para Presidente da Assembleia da República. Ali lançou as bases de um sistema de formação profissional dirigido à qualificação dos serviços públicos, alicerçado numa ideia de valorização pessoal e cultural do indivíduo, de desenvolvimento de aptidões multidisciplinares e da instituição do mérito como critério fundamental de recrutamento para o desempenho de funções na administração.
Político e jurisconsulto de matriz vincadamente humanista.

wikipédia

Sem comentários: