11/05/2020

.
HOJE  NO
"A BOLA"
DGS sobre risco de contágio no futebol: “Nem queremos chegar ao ponto de ter casos positivos”

"Não quero estar a fazer um exercício de futurologia. Isso tem muito a ver com o número de casos positivos que podem aparecer a determinada altura", explicou Graça Freitas sobre qual o número de casos a partir do qual pode ser reavaliada a retoma da I Liga.

Graça Freitas, responsável máxima da Direção-Geral de Saúde, realçou esta segunda-feira em conferência de imprensa que o código de conduta associado à retoma da I Liga visam evitar as infeções no contexto do futebol profissional e recusou-se a dar um patamar a partir do qual pode ser reavaliado o regresso do futebol.
.
“Não quero estar a fazer um exercício de futurologia. Isso tem muito a ver com o número de casos positivos que podem aparecer a determinada altura. Os procedimentos que definimos servem para minimizar o risco de surgimento de casos com o maior isolamento social possível. Não queremos chegar ao ponto de ter casos positivos e de equacionar o que possa acontecer perante o número de casos que surjam”, realçou Graça Freitas.

Sobre a responsabilização que está a ser apontada e que pode apenas ser direcionado aos jogadores, a responsável da DGS sublinha que “os atores envolvidos têm diferentes níveis de responsabilização” e que “não é apenas um dos intervenientes que fica responsável por todo o processo”.

Antes, António Lacerda Sales, secretário de Estado da Saúde, realçou que o regresso do futebol tem que ser baseado na testagem, no isolamento, na proteção e no tratamento e esse é o trabalho da saúde; à Federação Portuguesa de Futebol cabe o trabalho de operacionalizar as normas instituídas pela DGS. Recorda o governante que “se todas as partes fizerem bem o seu trabalho, vai correr tudo bem”.

O regresso da Primeira Liga e da Taça de Portugal vai contar com estádios vazios, testes antes dos jogos e recolhimento obrigatório por parte dos atletas.

 O Governo tem previsto o regresso das competições oficiais da Primeira Liga de Futebol e Taça de Portugal a partir do fim de semana de 30 e 31 de maio. Estas são as condições impostas pela Direção-Geral da Saúde (DGS), depois das reuniões entre a DGS, Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e a Liga Portugal.

Portugal conta com um total de 27.679 casos confirmados da Covid-19, mais 98 face ao dia anterior, revela o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde divulgado esta segunda-feira, 11 de maio. O número de vítimas mortais do novo coronavírus no país aumentou para 1.144, o que corresponde a mais nove mortes nas últimas 24 horas.

* Mas já existem jogadores, técnicos e dirigentes de clubes a salientarem o exagero das medidas, sabem zero de ciência mas mandam bitates.

.

Sem comentários: