11/05/2020

.
HOJE NO
"DINHEIRO VIVO"
Portugueses gastaram menos 56 milhões por dia devido ao confinamento

O confinamento da população e o encerramento imposto a grande parte das empresas e atividades gerou uma grave crise económica.

Os pagamentos de compras com cartões caíram 46%, em média, entre 19 de março e o dia 20 de abril, devido ao confinamento da população, tendo os portugueses gasto menos 56 milhões de euros por dia em compras.
.
Segundo dados divulgados esta segunda-feira pelo Banco de Portugal, os portugueses levantaram menos 34 milhões de euros em dinheiro no mesmo período, o que corresponde a uma descida de 46% face ao registado na mesma altura do ano passado.
No dia Páscoa, a quebra atingiu os 77% nos pagamentos de compras com cartões e os 70% nos levantamentos de dinheiro. 
.
No caso dos consumidores estrangeiros, durante o mês de março, terão gasto menos 184 milhões de euros em compras e levantado menos 34 milhões de euros em dinheiro. Trata-se de quebras homólogas de 80% e 60%, respetivamente, de acordo com o ‘Relatório de Sistemas de Pagamentos’ divulgado pelo supervisor financeiro. 
.
Os dados relativos ao mês de abril serão disponibilizados em breve mas deverão demonstrar uma redução dos pagamentos e levantamentos de dinheiro no país devido ao confinamento da população. 
.
Em termos de setores de atividade, o do alojamento foi o mais afetado pelas medidas adotadas face à epidemia, perdendo 56% de receitas face a igual período do ano anterior. Mas o setor mais afetado em termos absolutos foi o da restauração, com uma redução de 229 milhões de euros face ao valor de receitas obtidas no período homólogo.
.
 O período em que esteve em vigor o estado de emergência em Portugal durou de 18 de março a 2 de maio. O confinamento da população e o encerramento imposto a grande parte das empresas e atividades gerou uma grave crise económica. Vários países adotaram a mesma estratégia, exceto a Suécia, que manteve empresas, lojas e escolas a funcionar, apenas informando a população sobre a necessidade de tomar precauções face ao novo coronavírus. 
.
A epidemia do novo coronavírus começou na China, no final de 2019, e a alastrou a todo o mundo, causando 283 mil vítimas mortais. Os dados que têm sido divulgados sobre número de mortes e contagiados abrangem apenas as pessoas que foram testadas.
.
* Pois não há dinheiro para gastar exceptuando os frequentadores dos casinos virtuais que gastam dinheiro em barda.

.

Sem comentários: