30/04/2020

.
HOJE NO 
"AÇORIANO ORIENTAL"
Autoridade de Saúde dos Açores admite
.que não tem enviado dados à DGS

O responsável da Autoridade de Saúde Regional dos Açores admitiu que não envia atempadamente dados sobre a Covid-19 à Direção-Geral da Saúde, alegando que a informação fidedigna deve ser consultada nos comunicados regionais. 
.
“Da parte da Direção Regional da Saúde houve esse esforço conjunto de preenchimento diário de uma base de dados, de maneira a que a informação fosse remetida atempadamente e não houvesse inconformidades dos dados registados, mas a partir de determinada altura, e com o avolumar de trabalho que nós tivemos, foi um processo que acabámos por descurar. Não temos enviado essa informação à Direção-Geral da Saúde”, avançou Tiago Lopes.

O responsável, que é também diretor regional da Saúde dos Açores, falava, em Angra do Heroísmo, no ponto de situação diário sobre a evolução do surto de covid-19 na região.

Questionado sobre o facto de os números apresentados no boletim diário da Direção-Geral da Saúde não coincidirem com os dados revelados diariamente pela Autoridade de Saúde Regional, Tiago Lopes admitiu que a situação “não foi devidamente conformada ao longo deste tempo”, alegando que nesta fase “não será o mais importante”.

“Os dados que nós apresentamos são apresentados diariamente, são o mais fidedigno que pode ser e haver e são esses que devem ser tidos em consideração por todos aqueles que tenham interesse em acompanhar a evolução do surto na região”, reiterou.

* Não sabemos se lemos bem. Quer dizer que a Autoridade Regional de Saúde não comunica dados estatísticos à DGS porque não acha importante, sem se importar de prejudicar estudos estatísticos que servem para seleccionar melhores meios para combater o Covid19, o governo dos Açores é socialista.

.

Sem comentários: