08/04/2020

.
HOJE NO 
"RECORD"
Portugal está a ser poupado à crise de Covid-19? 
Canal belga diz que sim e explica porquê

Especialistas enumeram razões pelas quais o território nacional tem poucos casos quando comparado a Espanha

Quando comparado com Espanha ou Itália, Portugal parece ter um número significativamente menor de casos de coronavírus tanto ao nível dos infetados como o de mortos. 

Além dos "poucos casos", como refere um canal de televisão belga RTBF, a evolução parece estar a ser "lenta" mas positiva, segundo referiu esta terça-feira o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. 
.
O canal de televisão da Bélgica RTBF analisou o caso português e enumerou as razões, com a ajuda de especialistas, que levam Portugal a ter "13 vezes menos mortes em comparação à sua população do que Espanha", segundo reflete o canal.

Em primeiro lugar a localização geográfica do território nacional pode abonar a favor dos portugueses uma vez que temos apenas uma fronteira terrestre com outro país, Espanha, o que facilita o controlo das entradas e saídas de Portugal.

Também as medidas restritas tomadas logo no início do surto - O Governo tomou medidas mais sérias quando se contabilizaram 100 casos - e a "autodisciplina dos portugueses" pode ter contribuído para manter o número de casos baixo.

"Fecharam-se nas suas casas de campo, pararam de ir a cafés, bares e restaurantes e tiraram as crianças das escolas. Muitas foram fechadas devido à falta de alunos mesmo antes da proibição, o mesmo aconteceu com as lojas devido à falta de clientes", descreve a mesma fonte.

E porquê tão cedo? Segundo o canal belga, "o primeiro-ministro socialista António Costa entendeu logo que quanto mais durasse a crise da saúde, mais dramático seria o impacto no turismo, um setor essencial para a economia portuguesa. Portanto, optou por tomar medidas radicais, numa fase inicial, para sair da situação de contenção o mais rápido possível e reiniciar o turismo o mais rápido possível".

O facto das fragilidades do sistema de saúde nacionais serem bem conhecidas por parte do Governo e a necessidade imperativa de não sobrecarregar os hospitais também levaram o executivo a reagir mais rapidamente. Também a estabilidade política pode estar a contribuir para resolver esta crise mais rapidamente.

"Há um aspecto político, uma permanência. A esquerda está no poder desde 2015, já em Espanha, nos últimos 5 anos, ocorreram 4 eleições gerais", sublinha o canal. 

*As opiniões destes "especialistas" são simplesmente ridículas.

.

Sem comentários: